4 coisas que apenas um contador pode fazer por você e sua empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O tempo em que o trabalho contador resumia-se em imprimir as guias de pagamento dos impostos da sua empresa passou. Hoje, contar com a ajuda desse profissional é ter à disposição um leque de conhecimentos para alavancar o desempenho da sua empresa ao máximo. Cientes do potencial que possuem, muitos contadores estão se especializando em áreas que eram pouco exploradas antigamente. Isso acontece também por conta da concorrência do próprio mercado e pela complexidade de informações exigidas pelo fisco, que aumenta a cada dia. A seguir, veja 4 formas de tomar o serviço de um contador e obter mais resultados para sua empresa!

Assessoria contábil, fiscal e pessoal

Esse é um serviço essencial para qualquer negócio. As empresas de maior porte costumam ter pelo menos um contador dentro do seu quadro de colaboradores para cuidar dessa parte, mas no caso das pequenas e médias, a tendência é a terceirização para algum escritório. Assessoria contábil é a apuração de todos os fatos da empresa para compôr as demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial, por exemplo. Já a assessoria fiscal visa ao cumprimento das obrigações principais e acessórias impostas pelo fisco, enquanto a assessoria pessoal trata da movimentação de empregados, elaboração de folha de pagamento e cumprimento de obrigações trabalhistas.

Planejamento tributário

A legislação tributária brasileira é extremamente complexa e volátil. Diante disso, é de extrema necessidade a presença de um profissional para lidar com as possíveis tributações existentes para sua empresa. Um contador especialista em planejamento tributário é o responsável por identificar as brechas da lei que permitirão o menor pagamento de impostos possível para o seu negócio. Isso não é apenas optar pelo Simples Nacional, que é o regime tributário, a princípio, mais barato. O contador vai além e analisa outras variáveis.

Contabilidade gerencial

O contador ainda pode ser uma peça-chave para os usuários internos do negócio, contribuindo nas tomadas de decisão gerenciais. Através das ferramentas de contabilidade gerencial, é possível, por exemplo, mensurar os custos do seu produto ou serviço, identificar falhas no processo produtivo e calcular o ponto de equilíbrio, que é o momento em que a empresa vendeu o suficiente para cobrir seus gastos. Por meio desse estudo, você poderá chegar num preço mais competitivo no mercado e alavancar as vendas.

Análise das demonstrações contábeis

As diversas demonstrações contábeis produzidas pelo seu contador não são documentos para serem esquecidos nos arquivos da empresa. Elas reúnem dados fundamentais para compor informações valiosas para um diagnóstico completo do desempenho do seu negócio. O contador pode calcular indicadores como a liquidez geral, a composição do endividamento, a margem de lucro ou o prazo médio de recebimento das vendas, por exemplo. Essas informações farão com que você conheça sua empresa da forma mais detalhada possível.

Um contador é um dos profissionais mais essenciais na caminhada do seu negócio. Procure extrair todas as informações que ele possa fornecer. Lembre-se de que ele não é capaz apenas de fornecer as guias para pagar os impostos, podendo, também, influenciar a produtividade e lucratividade da sua empresa.

Entendeu a importância de um contador? Acha que sua empresa precisa de um? Agora, que tal parar para ler também sobre 7 práticas que podem quebrar sua empresa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Confusão de patrimônios significa misturar as finanças da sua empresa…