5 dicas incríveis para fazer um fluxo de caixa perfeito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O fluxo de caixa consiste, basicamente, em registrar todas as entradas e saídas financeiras de uma empresa em um determinado período. Mais do que apenas burocracia, essa é uma importante ferramenta de gestão financeira e que permite que investimentos e ações sejam planejados corretamente.

Com isso, quanto melhor for o seu fluxo de caixa, melhores serão os resultados obtidos para a sua empresa, que tende a crescer cada vez mais. Quer saber como fazer um fluxo de caixa perfeito?

Confira cinco dicas incríveis e não perca mais tempo para deixar as finanças em dia.

Defina um período para o fluxo de caixa

O primeiro passo para um fluxo de caixa perfeito é determinar para qual período ele vai ser realizado.

A indicação de especialistas em geral é que o fluxo de caixa seja feito para um tempo mínimo de três meses, permitindo que seja feita uma avaliação completa sobre o negócio.

Assim, você pode escolher períodos como seis meses, um ano ou mesmo apenas um mês, mas se estiver começando agora, dê preferência para o fluxo de caixa trimestral.

Conheça as operações da empresa – e registre-as

Definido o tempo do fluxo de caixa é preciso começar quais são as operações da empresa. Isso significa que você deve conhecer o que a empresa paga e o que ela recebe dentro do seu cotidiano.

Nem toda empresa tem previstos pagamentos de um financiamento, por exemplo, assim como nem todas as empresas recebem valores vindos de investimentos. Assim, conheça como é o funcionamento financeiro da sua empresa.

No geral, contas de luz, aluguel e pagamentos aos fornecedores são exemplos de saídas, enquanto contas a receber dos clientes são exemplos de entradas.

Somente conhecer, entretanto, não é o bastante para o fluxo de caixa já que é preciso fazer um registro de tudo o que entra e do que sai, assim como é preciso fazer previsões realísticas do que acontecerá no futuro.

Confira todos os dias

Outra dica indispensável para garantir um fluxo de caixa perfeito é conferi-lo todos os dias. Muitos empresários acabam deixando para fazer uma conferência semanal ou mensal, mas a verdade é que fazer uma avaliação diária é muito mais efetivo do que deixar que os dias se acumulem.

Essa conferência diária é importante para conhecer como a empresa se comporta, como ao saber quando há mais saídas do que entradas ou vice-versa. Encontrar um padrão nesses dados, inclusive, pode permitir que sejam feitas otimizações importantes para o negócio.

Faça as atualizações necessárias

Também é necessário que o seu fluxo de caixa esteja sempre atualizado. Enquanto as movimentações diárias são incluídas já atualizadas, as previsões para o futuro podem mudar drasticamente em um curto período de tempo.

Por isso, é muito importante manter seu fluxo de caixa sempre atualizado, especialmente referente ao que vai entrar ou sair no futuro. Isso garante uma visão mais próxima da realidade do negócio e, portanto, uma gestão mais assertiva.

Use a tecnologia a seu favor

Fazer um fluxo de caixa com papel e caneta pode até ser a prática de muitos empresários, mas com certeza não é a atitude mais eficiente. Além de ocorrer uma perda de dados importantes, isso também torna todo o trabalho mais difícil e mais demorado – e aí grandes são as chances de que você termine desistindo de fazer o fluxo de caixa.

Assim, para um fluxo de caixa perfeito e eficiente considere utilizar a tecnologia a seu favor, como ao usar planilhas ou mesmo sistemas específicos. Ao fazer isso, todo o processo vai ficar mais fácil e o resultado será mais confiável.

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para garantir a saúde financeira e a tomada de decisão estratégica, mas para isso ele precisa ser feito da maneira correta. Com essas dicas, portanto, você vai ter em mãos uma poderosa ferramenta para construir o caminho até o sucesso e crescimento do seu negócio.

Quais são suas dúvidas e dificuldades na hora de montar o fluxo de caixa perfeito? Conte para a gente nos comentários para que possamos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Não há como negar que a crise financeira está assolando…