6 dicas para manter as finanças da empresa em dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores que, à primeira vista, parecem complicados de se colocar em prática, mas que não o são. Para administrar o seu negócio, é preciso ter dedicação e conhecer recursos que alavanquem o empreendimento. Controlar as finanças da empresa é um dos principais passos para obter resultados positivos. Portanto, confira algumas dicas para manter os números do seu negócio sempre satisfatórios!

Domine as finanças pessoais primeiro

Saber controlar as suas próprias finanças é um ótimo indício de prosperidade na empresa. Teoricamente, os números gerados por uma única pessoa são mais fáceis de administrar do que os de um empreendimento que envolve mais indivíduos. Faça um plano de negócios e determine valores de remuneração e gastos. E nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa, evitando retiradas não planejadas do caixa.

Administre as finanças da empresa

Com os recursos encontrados atualmente, é fácil administrar os gastos de uma empresa, mas existe outra maneira simples e prática de fazer isso: anote tudo. Crie planilhas de gastos, separando os setores a serem investidos. Diferencie os custos, ponha os números em ordem à medida que forem sendo gerados. Dessa maneira, fica mais fácil organizar os orçamentos necessários de cada setor e até mesmo, quando for preciso, cortar gastos sem prejudicar o desenvolvimento dos trabalhos exercidos.

Execute o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das melhores maneiras de contabilizar os valores que entram e saem diariamente de uma empresa. Uma boa elaboração prevê futuros acontecimentos e possibilita o planejamento de ações preestabelecidas como a entrada de cheques ou valores pagos em cartões de crédito.

Um caixa que fecha com saldo negativo não representa prejuízo para a empresa: o que vale é o resultado no fechamento do mês. Mas, caso os números vermelhos persistam, é necessário um novo planejamento para reverter esses valores indesejados.

Não tenha vergonha

Para gerir uma empresa, você não pode ter vergonha das pessoas, ainda mais quando se trata de fornecedores e clientes. Para montar um estoque e renová-lo, pesquise os melhores preços, converse com os fornecedores e peça descontos. Por menor que seja o valor de uma mercadoria, no montante ele gera uma grande diferença.

Clientes inadimplentes também devem ser cobrados. Saiba conversar, entender e negociar a melhor maneira para resolver essa situação. Lembre que o cliente que hoje está sem dinheiro também está trabalhando para sair dessa situação e, no futuro, pode voltar a ser um consumidor em sua empresa.

Estabeleça metas

Estabelecer metas serve e para ultrapassar as conquistas de tempos passados. Um bom planejamento supera expectativas e gera números melhores para a empresa. Um negócio em crescimento precisa estabelecer indicadores positivos, que permitirão que ele consiga, em caso de necessidades, investidores baseados nos resultados do empreendimento.

Faça investimentos pontuais

Em muitos casos, investir em softwares pode ser uma alternativa lucrativa para as finanças da empresa. Além de minimizar o tempo de trabalho, pode economizar mão de obra ou até mesmo direcionar funcionários para outros setores necessários. Um bom relacionamento com o cliente após a venda também gera uma proximidade, podendo render mais negociações no futuro. Otimizar e alinhar os trabalhos rendem mais tempo pro gestor exercer tarefas e acompanhar resultados de perto.

Tem mais alguma dica para manter as finanças da sua empresa em dia? Deixe seu comentário em nosso post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Muitas pessoas consideram a gestão de estoque uma área totalmente…