Capital de giro: tudo o que você precisa saber para administrá-lo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As empresas precisam de recursos para o seu funcionamento, tanto para adquirir matérias-primas para a produção quanto para comprar mercadorias para revenda. Esses gastos são chamados de CMV (Custo de Mercadoria Vendida). Elas também precisam gerar recursos para pagar seus custos fixos, como folha de pagamento, estrutura (água, luz, telefone, etc) e também outros serviços e impostos.

Como muitas das vendas são a prazo, isso significa que grande parte da receita irá entrar no caixa posteriormente. Mas o que fazer para cumprir os compromissos mais imediatos? É necessário que se tenha capital de giro. Vamos entender, neste artigo, o que é preciso para saber administrar o capital de giro do seu negócio. Acompanhe!

Administrando o capital de giro

O capital de giro vem da seguinte operação:

(Ativo circulante) – (Passivo circulante) = Capital de giro líquido

A primeira coisa a se fazer é descobrir qual é o valor do Ativo circulante e do Passivo circulante. O Ativo circulante é o montante que a empresa tem em caixa, mais os recursos que podem ser convertidos no curto prazo em dinheiro em caso de necessidade, como os estoques. Para efeitos contábeis, a definição de curto prazo é: operações que podem ser concretizadas em um ano. O Passivo circulante são as contas de curto prazo, como, por exemplo, pagamento de compras, salários de funcionários, empréstimos.

Uma boa gestão requer muita atenção no capital de giro. Isso significa que não adianta vender muito a prazo e ter que pagar os fornecedores antes de receber dos clientes. A consequência é que a empresa vai precisar de dinheiro para financiar parte do período do ciclo de capital de giro. É o que chamamos de período de conversão em caixa. O ideal é ter sempre caixa para fazer frente às necessidades de pagamento; por isso, esteja atento aos prazos negociados principalmente com os seus fornecedores.

Sistemas e relatórios

É muito importante estar atento ao monitoramento da gestão financeira, pois por meio dos controles têm-se as informações necessárias. Softwares de gestão podem ser os maiores aliados na hora de controlar o capital de giro. Muitos  podem ser configurados para separar todas as contas e montar relatórios sobre o montante que corresponde às vendas, contas a pagar, CMV e custos. Sem informações e dados, não há como gerenciar um negócio.

Metas de redução de custos

Independentemente do ramo, é possível  evitar possíveis erros ou desperdícios em todos os setores, e assim melhorar o capital de giro. Entenda como cortar gastos, pois essa cultura de controle deve ser implantada não só em tempos de crise, mas deve fazer parte da pauta diária dos gestores, a fim de se ter melhor fluxo financeiro e um ciclo positivo de lucratividade.

Dicas estratégicas

Outra estratégia seria trabalhar o prazo de recebimento dos pagamentos da clientela, tendo uma política de prazos de acordo com o dispêndio dos clientes, por exemplo, estipulando prazos maiores somente para compras mais avultosas. Fazer promoções à vista e oferecer preços diferenciados para pagamentos em dinheiro também é outra opção para gerar dinheiro em caixa.

Agora que você já sabe o que fazer, mãos à obra! Caso necessite de ajuda externa, existem excelentes consultorias e empresas que podem ajudá-lo a fazer o controle do capital de giro, principalmente em relação a softwares de controle e de gestão financeira.

O que achou de nosso artigo? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

2 respostas para “Capital de giro: tudo o que você precisa saber para administrá-lo”

  1. disse:

    LISTA TELEFONES CELULARES SMS 2018

    consultoria sms telemarketing

    Site: http://bit.ly/2rZl9MP

    Whatsapp: (11)98197-6653

    skype : power-tecnology

  2. disse:

    Obrigado por compartilhar! Vou acompanhar mais seu blog. Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Desenvolver um negócio não é tarefa fácil, é necessário seguir…