Como abrir um restaurante MEI sem dor de cabeça

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Saiba como abrir um restaurante MEI e se distancie dos prejuízos com impostos e com tributos

Conheça os pormenores referentes ao MEI e veja como abrir o seu restaurante nessa modalidade de negócio

O setor de bares e de restaurantes, pouco a pouco, está voltando a faturar, depois de longos meses de instabilidade econômica provocada pelas medidas restritivas, como o distanciamento social e o lockdown.

Muitos gestores precisaram reinventar os seus negócios, tendo o delivery como principal ferramenta para manter o fluxo financeiro ativo e, inclusive, esse recurso superou as expectativas de muita gente.

Com tudo isso acontecendo, você – de fora – tem uma visão mais ampla e, digamos, até privilegiada, principalmente se consegue analisar todo o cenário de forma apurada, sendo esse aspecto determinante para avaliar o investimento em um restaurante.

Obviamente, começar “pequeno” é uma iniciativa inteligente, até mesmo para que você venha a ganhar experiência na gestão de um negócio.

Por isso, no artigo de hoje, iremos mostrar como abrir um restaurante MEI e exibir os meios de você se manter bem longe de problemas tributários.

Sendo assim, caro amigo leitor, sem mais floreios, vamos em frente!

O que é MEI?

Bom, antes de iniciar as tratativas acerca de como abrir um restaurante MEI, é necessário abordar os conceitos dessa sigla que vem se popularizando cada vez mais nos últimos tempos.

o MEI – Microempreendedor Individual – é um modelo de empresa relativamente novo e que costuma servir de porta de entrada para novos empreendedores, sejam eles os que atuavam na informalidade e querem regularizar os seus negócios ou os que ainda não tiveram contato com o empreendedorismo e que passaram a enxergar a ideia como uma excelente oportunidade para investir.

Esses são os dois cenários mais comuns para a formalização do MEI – que, por sinal, é o modelo de empresa mais simplificado de todos e que tem as seguintes características:

  • Modelo empresarial simplificado;
  • Limite de faturamento anual de R$81 mil (há um projeto em tramitação visando à ampliação em 2022);
  • Ideal para autônomos, para profissionais liberais e para empreendedores;
  • Não pode ter sócio;
  • Limite de 1 funcionário contratado (há uma previsão de aumento em 2022);
  • É necessário escolher uma entre as 450 atividades disponíveis (CNAE).

Como abrir um restaurante MEI?

O primeiro passo para saber como abrir um restaurante MEI a gente já mostrou no tópico anterior, que é, simplesmente, o fato de entender quais as regras voltadas ao Microempreendedor Individual.

Por exemplo…

  • Você acredita que o seu restaurante terá, em 1 ano, o faturamento igual ou inferior a R$81 mil?
  • Você consegue tocar o negócio sem sócio?
  • 1 funcionário apenas é o suficiente?

Bom, considerando que você abrirá um restaurante modesto ou até mesmo um negócio mais voltado ao delivery, é possível.

Então, entendendo que é possível, que tal, enfim, saber como abrir um restaurante MEI?

Vamos ao passo a passo:

  • Faça o registro do CNPJ;
  • Opte pela CNAE 5611-2/01 (atividade: Proprietário de Restaurante);
  • Verifique a descrição da subclasse da sua CNAE, que é: Restaurantes e Similares.

Pronto!

Agora sim você sabe como abrir um restaurante MEI, mas é bom não esquecer que existem outros aspectos relevantes e que podem ser resolvidos com a ajuda de um bom profissional contábil.

Como o contador pode ajudar você

Todos os trâmites de abertura e de legalização de um restaurante, mesmo pelo MEI, costumam ser morosos e existem algumas nuances que precisam de um entendimento mais amplo.

O contador é o profissional que está mais apto a lidar com todas essas questões e, inclusive, a avaliar toda a questão tributária para que você não venha a ter prejuízos com o pagamento de impostos indevidos.

O recurso mais importante, nesse sentido, é o planejamento tributário, de modo que o profissional contábil precisa acompanhar toda a evolução financeira do seu restaurante e avaliar se, em algum momento, será preciso fazer alguma alteração, seja no tipo empresarial ou no regime tributário.

Abertura De Emppresa - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Tudo isso reflete em menos custos e em mais economia para o seu restaurante.

Bom, vamos destacar alguns serviços necessários para a gestão contábil do seu restaurante:

  • Emissão de alvarás e de licenças;
  • Demais trâmites de abertura e de legalização do negócio;
  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Planejamento tributário;
  • Gestão trabalhista (neste caso, do seu único colaborador);
  • Gestão financeira.

É muito importante ter um acompanhamento in loco para avaliar o desempenho do negócio que, em pouco tempo, pode não fazer mais jus ao MEI, o que significa que o restaurante cresceu e que está no caminho certo.

Então, mesmo começando pequeno, é muito importante contar com um suporte contábil especializado para te auxiliar e para garantir uma gestão de excelência da sua contabilidade e, também, do seu financeiro.

Agora, vamos ao último tópico deste artigo para que você conheça a equipe que irá te ajudar em todos os detalhes.

Conte com as soluções contábeis da Decisiva!

Quando o assunto é abertura e legalização de restaurante MEI, nós, da Decisiva, somos especialistas e dispomos dos melhores recursos do mercado contábil para auxiliar você!

Além disso, temos um time de contadores com vasta experiência e sempre atualizados com as alterações nas leis, de modo que o seu negócio esteja sempre em total conformidade com as exigências legais.

Atuamos com um portfólio completo de serviços de contabilidade, contudo buscamos entender quais as suas reais necessidades para oferecer um pacote que atenda às demandas do seu restaurante, o que torna o negócio mais sólido e competitivo.

Sendo assim, amigo empreendedor, agora que você já sabe que pode contar com a gente, nada melhor do que saber como nos contatar, não é mesmo?

Saiba como falar com um consultor da Decisiva

Você está a um passo de abrir o seu restaurante MEI de forma totalmente confiável, segura e dentro da lei!

Para falar com um de nossos consultores, é muito simples!

Basta acessar o link que disponibilizamos abaixo, preencher o cadastro e nos enviar.

Gestão de Restaurante | Decisiva Contabilidade

Agradecemos pela sua atenção e estamos à sua disposição para tirar as suas dúvidas e para apresentar as soluções que temos para você.

Abrir um restaurante MEI sem dor de cabeça

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil fizeram sua…