5 dicas de como abrir uma empresa de prestação de serviços

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Muitas pessoas se perguntam como podem abrir uma empresa de prestação de serviços individual. Podemos afirmar que, na maioria das vezes, não é um processo muito complexo, principalmente se você se enquadrar como MEI (Microempreendedor Individual).

Entretanto, se você não seguir corretamente todos os passos necessários para abrir uma empresa de prestação de serviços, isso poderá lhe causar grandes dores de cabeça.

Para te ajudar neste momento, preparamos este artigo com 5 dicas importantes de como abrir uma empresa de prestação de serviços individual. Assim, você saberá o que fazer para abrir o seu empreendimento e administrar o seu negócio da melhor maneira possível.

Abra Sua Empresa Agora Min (2) - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

1. Planeje-se antes de abrir uma empresa de prestação de serviços individual

Um dos principais erros de empresários iniciantes é não planejar previamente o seu negócio. É preciso compreender bem a área em que atuará, quem será o seu público alvo e quais estratégias irá utilizar para captar e fidelizar clientes.

Sem um bom planejamento, a sua empresa poderá sofrer com diversos contratempos, além da possibilidade de você fazer maus investimentos, os quais podem levar o seu negócio à falência pouco tempo depois de criado.

2. Escolha um bom nome para sua empresa

Escolher um bom nome para a sua empresa fará com que ela seja reconhecida e que as pessoas lembrem dela mais facilmente. É preciso escolher um nome simples e que, talvez, remeta ao tipo de serviço prestado por você.

Ao decidir a marca da sua empresa, faça uma pesquisa para se certificar de que ela já não esteja sendo utilizada em outro negócio. Caso já esteja em uso, o melhor a se fazer é escolher outro nome para o seu empreendimento. Assim, você não terá que lidar com problemas de direitos autorais e sua empresa não corre a possibilidade de ficar ofuscada por outra com a marca igual ou parecida.

3. Veja se vale a pena pegar empréstimos

Abrir uma empresa necessita de certos investimentos: compra de equipamentos, fluxo de caixa, aluguel ou construção de um espaço, etc. Porém, se você trabalhar em home office e abrir um empreendimento digital, esses custos diminuem bastante. Verifique se conseguirá levantar a quantia para bancar todos os gastos iniciais, além de sustentar a empresa nos meses em que ela ainda não estiver dando lucro.

Também é possível recorrer a empréstimos. Entretanto, pesquise bem as ofertas do seu banco e de outros locais e escolha a opção que tenha juros menores e com um bom prazo para pagamento.

4. Escolha o seu regime tributário

No momento em que estiver pensando em como abrir uma empresa de prestação de serviços individual, deverá escolher o regime tributário atribuído ao seu negócio. Atualmente, existem 3 opções disponíveis. São elas:

  • Lucro Presumido – A Receita Federal irá presumir o quanto a sua empresa fez de lucro;
  • Lucro Real – O valor de lucro é calculado pela própria pessoa jurídica, além da adição de ajustes;
  • Simples Nacional –  Regime tributário para pequenas e médias empresas, no qual uma série de impostos são unificados e pagos em uma única guia.

Dica para escolher o regime tributário mais adequado para sua empresa

Sabemos que esta é a etapa mais difícil e que mais causa dúvidas nos novos empresários. Portanto, lhe damos duas opções: a primeira é tentar fazer tudo isso sozinho, e a segunda é contratar uma empresa especializada em abertura de empresas. 

Se você escolheu a segunda opção, então entre em contato conosco!

Mas, agora, vamos para a última dica.

5. Tenha atitude

Além de entender sobre como abrir uma empresa para prestação de serviços individual, também é preciso ter atitudes de empreendedor. É preciso ser proativo e correr atrás das oportunidades e parcerias para a sua empresa, além de ter calma e planejamento para superar todos os problemas que venham a aparecer.

E então, está pronto para começar a colocar em prática estas 5 dicas e tirar o seu empreendimento do papel? Tendo um bom planejamento, proatividade e investindo nos colaboradores certos, você se tornará um empreendedor de sucesso!

Sabia que em nosso blog temos diversos outros artigos que também falam sobre empreendedorismo? Dê uma olhada!

Summary
Como abrir uma empresa de prestação de serviços?
Article Name
Como abrir uma empresa de prestação de serviços?
Description
Para te ajudar neste momento, preparamos este artigo com 5 dicas importantes de como abrir uma empresa de prestação de serviços individual. Assim, você saberá o que fazer para abrir o seu empreendimento e administrar o seu negócio da melhor maneira possível.
Author
Publisher Name
Decisiva
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Com a crise econômica e com a nova reforma trabalhista,…