Como fazer o fluxo de caixa da minha empresa corretamente?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Apesar de o fluxo de caixa ser uma ferramenta simples e de fácil elaboração, muitas vezes é exatamente seu uso inadequado que acaba por comprometer as finanças de uma empresa, uma vez que a má interpretação de seus dados pode dar a falsa impressão de que o negócio tem recursos que na verdade não existem. Mas então qual seria a função e a correta forma de se fazer o fluxo de caixa? Quer ir além e ainda aprender quais são as vantagens geradas para a empresa e os erros que devem ser evitados a todo custo? Então confira já nosso post:

Definição prévia do fluxo de caixa

Antes de mais nada é preciso definirmos o fluxo de caixa, não concorda? Pois essa ferramenta pode ser definida como o controle das movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Assim, o fluxo de caixa não é composto somente pelo caixa da empresa, mas também por suas disponibilidades financeiras imediatas, o que engloba até suas contas correntes. Já a movimentação financeira compreende toda e qualquer entrada e saída de recursos, que vão desde o recebimento de clientes até o pagamento das contas do dia a dia.

Elaboração e uso do fluxo de caixa

A organização de todos os documentos de uma empresa, bem como o levantamento de todos os saldos de disponibilidades são os dois passos iniciais para o adequado uso do fluxo de caixa, que deve ser feito diariamente para demonstrar a real situação financeira da empresa. Com os documentos organizados e os saldos levantados, o fluxo de caixa deve ser elaborado em planilha eletrônica ou com o auxílio de um software especializado.

Inicialmente serão inseridos os saldos iniciais das disponibilidades. Depois entra também a movimentação diária tanto de entrada quanto de saída de recursos, para, por fim, ser possível visualizar o saldo final — ou seja, o valor das disponibilidades da empresa. Com a adoção de um fluxo de caixa informatizado, seja por planilha ou software de gestão, pode-se começar a detalhar a movimentação, categorizando tanto os gastos como as receitas por tipo, o que permite um maior conhecimento sobre a dinâmica da organização. Assim fica mais fácil entender a gestão da empresa como um todo.

Vantagens da adoção desse fluxo

Quando corretamente elaborado, o fluxo de caixa apresenta, de forma diária, as disponibilidades da empresa, permitindo ao empresário saber o quanto possui de recursos para suprir suas necessidades. Além disso, depois de organizado, o fluxo de caixa permite conhecer os tipos e montantes de valores relativos a gastos e entradas, simplificando a análise de possíveis cortes, investimentos ou até o aumento de suas atividades.

Erros que devem ser evitados

Um dos erros mais comuns e que gera um grande impacto nos resultados de qualquer empresa está ligado ao descontrole ou ainda à falta de lançamentos de forma diária no fluxo de caixa. Então entenda desde já que é essencial implantar a cultura do uso diário dessa ferramenta! Além disso — e por incrível que pareça —, muitos empresários ainda confundem as contas da organização com suas contas pessoais, o que não é nada saudável nem para um nem para o outro.

Outro erro comum é a consideração de recursos que ainda não são da empresa como integrantes do fluxo de caixa, como é o caso de cheques pré-datados, que somente serão descontados em datas futuras. Essa falha deve ser evitada ao máximo, pois acaba passando a impressão de que existem recursos que, na verdade, são ilusórios.

Um fluxo de caixa bem organizado, elaborado e utilizado da maneira correta se transforma em uma ferramenta extremamente poderosa para a gestão de uma empresa, devendo, portanto, fazer parte integral da rotina do gestor. Pronto para colocar a mão na massa?

Agora que você já sabe como fazer fluxo de caixa, que tal aproveitar o momento para conhecer outros tópicos que devem ser levados em conta por empresários iniciantes? Só não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar sempre por dentro dos assuntos contábeis, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O empreendedor precisa ser otimista em relação à sua ideia…