Como fazer um contrato de prestação de serviços?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O contrato de prestação de serviços é fundamental para garantir mais segurança para todas as partes envolvidas. Ele é um documento que firma a negociação entre a empresa, ou o profissional autônomo, com a pessoa física ou jurídica que está solicitando os serviços. O objetivo é garantir que todos respeitem o combinado e que a relação seja vantajosa para ambos os lados. 

Para que ele realmente cumpra a sua função, no entanto, é necessário seguir alguns passos. 

Quer saber como fazer um contrato de prestação de serviços?

Então veja as informações que separamos para você! 

Boa leitura! 

Compreenda a importância do contrato de prestação de serviços

Como já falamos no início, o contrato de prestação de serviços é imprescindível para garantir a segurança do contratante e, também, do contratado. Ele formaliza tudo o que foi combinado entre as partes e comprova que todos estavam cientes dos seus direitos e obrigações.

No documento fica definido, por exemplo, o prazo de execução do serviço, o que exatamente será realizado, qual será a remuneração e quando ela deve ser realizada. Além disso, também devem constar as multas e consequências do descumprimento dessas cláusulas. Dessa forma, caso aconteçam problemas, a parte afetada pode acionar os meios jurídicos para ser ressarcida. 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Saiba como fazer um contrato de prestação de serviços

Existem vários modelos prontos na internet que podem ser adaptados para atender a sua necessidade e que podem ajudar quem precisa fazer um contrato de prestação de serviços.

Outra alternativa, caso exista possibilidade, é solicitar que o documento seja elaborado pela assessoria jurídica ou administrativa da empresa.

Seja como for, além das assinaturas devidamente autenticadas no cartório, veja quais são os itens mais importantes que devem estar no documento:

Apresentação das partes 

Nessa parte, cada pessoa física ou jurídica que participa do acordo deve ser apresentada, bem como a  relação entre elas. Contratante e contratado devem ser especificados de forma objetiva, além do nome completo, documento pessoal, endereço, estado civil e profissão de cada um. 

Descrição do objetivo Aqui devem ser descritos os serviços que serão oferecidos pela parte que está sendo contratada. 

Obrigações das partes

Nesta parte vão ser descritas quais são as obrigações de cada uma das partes para que o acordo seja executado com sucesso. O cliente precisa informar alguns dados para que o serviço possa ser iniciado, por exemplo. Dessa forma, é importante frisar que cada uma dessas informações deverá constar no contrato de prestação de serviços de maneira clara e objetiva.

Detalhamento dos serviços 

Para evitar problemas e discordâncias os serviços precisam ser detalhados ao máximo possível. Por isso, cada etapa precisa ser descrita com cuidado, bem como prazo para executá-las.  

Remuneração e forma de pagamento 

O valor que será cobrado pelo serviços, e a forma de pagamento também precisam ser informadas no contrato de prestação de serviços. O prazo para pagamento deve ser informado. 

Descumprimento e rescisão 

O que acontecerá em caso de descumprimento do acordo? O que for estabelecido precisa estar descrito no contrato. Também é importante definir quando e como podem acontecer a rescisão do acordo. 

Esperamos que você termine este texto sabendo mais sobre a importância e como fazer um contrato de prestação de serviços. Como você deve ter percebido, é muito mais simples do que parece e pode evitar diversos problemas.

Gostou deste conteúdo? 

Esperamos que sim! 

Lembre-se: caso precise de auxílio, entre em contato conosco! 

Será uma grande prazer poder ajudar!

Summary
Como fazer um contrato de prestação de serviços?
Article Name
Como fazer um contrato de prestação de serviços?
Description
O contrato de prestação de serviços é fundamental para garantir mais segurança para todas as partes envolvidas. Ele é um documento que firma a negociação entre a empresa, ou o profissional autônomo, com a pessoa física ou jurídica que está solicitando os serviços. O objetivo é garantir que todos respeitem o combinado e que a relação seja vantajosa para ambos os lados. 
Author
Publisher Name
Decisiva
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Você sabe o que é plano de negócios? Um plano…