Como Registrar Empresa: Um Guia Descomplicado

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Aprenda A Registrar A Empresa De Maneira Descomplicada! - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria

Saiba o que é necessário para Registrar Empresa!

A princípio, os passos para registrar empresa envolvem: escolha do tipo de empresa, porte ideal e regime tributário!

Antes de mais nada, sabemos que, registrar uma empresa, é um passo importante para quem deseja empreender e formalizar o seu próprio negócio. 

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é necessário e como fazer esse processo. De fato, não é uma tarefa simples, uma vez que requer muito planejamento e organização. 

Mas calma, nós iremos explicar tudo neste artigo!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Decisiva pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Entenda, de uma vez por todas, por onde você deve começar para registrar empresa. Além disso, saiba quais são os benefícios e os documentos exigidos.

O que significa registrar empresa?

Em linhas gerais, registrar uma empresa significa obter um CNPJ — um documento que identifica a sua empresa perante os órgãos públicos.

Dessa maneira, com o registro de sua empresa, você tem diversos tipos de benefícios, além de garantir a conformidade com a Receita Federal.

Quais são os benefícios de registrar uma empresa?

Registrar uma empresa traz diversos benefícios para o empreendedor, como:

  • Formalizar o seu negócio: ao registrar uma empresa, você passa a ter um contrato social. Além disso, você pode emitir notas fiscais, que são comprovantes de venda de produtos ou serviços, e contratar funcionários, seguindo as normas trabalhistas.
  • Acessar crédito e incentivos fiscais: você pode ter acesso a linhas de crédito específicas para o seu segmento, com taxas de juros mais baixas e prazos mais longos.
  • Ampliar o seu mercado e a sua credibilidade: tenha acesso a licitações públicas, os quais são oportunidades de negócio oferecidas por outras empresas. 

Quais são os documentos necessários para registrar uma empresa?

Em geral, os documentos necessários para registrar uma empresa podem variar, conforme o tipo de empresa, o local de atuação e a atividade exercida. No entanto, os documentos mais comuns são:

  • Documentos pessoais dos sócios;
  • Contrato social ou requerimento de empresário;
  • Registro na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • Inscrição no CNPJ;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licenças e autorizações específicas.

Não perca mais tempo, clique no link a seguir e abra sua empresa:

Quais são os tipos de empresa que existem?

Existem diversos tipos de empresa, que podem ser escolhidos pelo empreendedor, com base no faturamento, porte e atividade exercida.

MEI (Microempreendedor Individual)

O MEI, não é exatamente um tipo de empresa, no entanto, é uma forma jurídica de simplificar seu negócio.

Contudo, ele é destinado a quem trabalha por conta própria, com faturamento anual de até R$ 81 mil, sem sócios e com até um colaborador. 

EI (Empresário Individual)

Já o EI é um CNPJ destinado a quem exerce uma atividade empresarial, em seu próprio nome, sem sócios e com responsabilidade ilimitada pelos débitos da empresa. 

Além disso, ele pode optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, dependendo do seu faturamento e da sua atividade.

LTDA (Sociedade Limitada)

A Sociedade Limitada é destinada a quem tem um ou mais sócios, com responsabilidade limitada ao capital social da empresa, que pode ser de qualquer valor. 

Vale ressaltar que, como a EI, a LTDA também pode optar pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real.

SA (Sociedade Anônima)

Agora, quem deseja ter um ou mais sócios, com responsabilidade limitada ao valor das ações que possuem, a Sociedade Anônima é ideal.

Ela pode ser de capital aberto, quando as ações são negociadas na bolsa de valores, ou de capital fechado, quando as ações são restritas aos sócios. 

Restaram dúvidas sobre os tipos de empresas? Veja o artigo a seguir e solucione:

Quais são os passos para registrar uma empresa?

Em síntese, os passos para registrar uma empresa podem variar conforme o tipo de empresa, o local de atuação e a atividade exercida. Os passos mais comuns são:

  • Pesquisar o nome e a marca da empresa;
  • Elaborar o contrato social ou o requerimento de empresário;
  • Registrar a empresa na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • Obter o CNPJ;
  • Obter as inscrições estadual e municipal;
  • Obter o alvará de funcionamento;
  • Obter as licenças e autorizações específicas.

Qual profissional pode ajudar a registrar empresa?

Até aqui entendemos que são muitos os passos para abrir uma nova empresa, que vão desde organização, até a escolha do melhor regime tributário e realizar todos os processos sem ajuda de um profissional não é fácil. 

Mas, afinal, qual profissional pode te ajudar? 

Nesse caso, o melhor profissional a ser contatado é um contador. Com a expertise necessária, ele irá te ajudar em todas as partes burocráticas.

Dessa maneira, você evitará dores de cabeça e poderá se concentrar no desenvolvimento da sua empresa.

Se você precisa de ajuda com a abertura da sua empresa e não sabe por onde começar, aqui é o lugar certo. 

Basta clicar no botão a seguir e falar imediatamente com um contador!

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Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

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