Encerrar Sociedade: como realizar tal ação sem dor de cabeça

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Como evitar transtornos no momento de encerrar sociedade

Descubra agora como realizar o encerramento da sua sociedade de forma efetiva

O processo de sociedade em uma empresa é algo complexo, mas quando falamos em dissolver uma sociedade a dificuldade pode ser ainda maior.  

Por isso, preparamos um artigo completo para te ajudar e, nele, vamos dar dicas de como encerrar corretamente uma sociedade. 

Um dos maiores motivos da dissolução de uma sociedade é sem dúvidas as diferenças que os sócios manifestam no dia a dia.

Afinal, enquanto a sociedade estava indo de acordo com o planejamento, nenhuma das partes pensam em desfazer a sociedade.

Portanto, se você gostaria de saber como resolver esse problema, continue lendo esse artigo mais do que especial!

Como encerrar uma sociedade corretamente?

Se você percebeu que não dá mais para continuar e que a única alternativa que resta é colocar um ponto final na relação com o seu sócio, saiba que existem maneiras corretas de dissolver uma sociedade.

Portanto, siga os seguintes passos:

  • Deixe bem clara a certeza de que quer deixar a sociedade;
  • Declare a sua vontade por escrito – de acordo com o artigo 1.029 do Código Civil;
  • Aguarde o prazo de 60 dias após a comunicação da dissolução da sociedade;
  • Registre a alteração no contrato social;
  • Receba o que você investiu na empresa da forma devida.

Também vale mencionar outras cinco formas que estão previstas no Art. 1.033 do Código Civil de 2002.

São elas:

  • Sociedade por Tempo Determinado: ao final do prazo determinado, a sociedade terminará. Caso o tempo da sociedade termine e não haja nenhuma oposição dos sócios ou qualquer conversão em valor financeiro, haverá a prorrogação da mesma em tempo indeterminado;
  • Consenso Unânime dos Sócios: esse caso é o mais fácil, já que nele os sócios decidem em unanimidade pela dissolução da sociedade;
  • Sociedade por Tempo Indeterminado: quando os sócios optam pela dissolução deste tipo de sociedade. No entanto, para que isso seja possível, será necessária uma votação com maioria absoluta, ou seja, os votos devem ultrapassar mais de 50% do Capital Social da empresa;
  • Falta de Pluralidade dos Sócios: após a dissolução parcial e quando restar apenas um sócio, caso a sociedade não seja retomada após um prazo de 180 dias, o mesmo poderá transformar a empresa em EIRELI;
  • Extinção na Forma da Lei de Autorização para Funcionar: quando houver determinação legal que traga como consequência a extinção do funcionamento da empresa, como por exemplo, por conta de atividade considerada ilícita. Logo, a mesma estará impossibilitada de exercê-la.

Caso queira entender melhor como funciona o processo de encerrar sociedade, acesse o nosso site!

Prestadora De Servicos - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Vantagens e desvantagens de encerrar sociedade

Após as informações que passamos até aqui é possível perceber que, em muitos casos, a dissolução parcial é a melhor alternativa. 

Porém, naqueles em que um sócio está em dúvida sobre retirar-se da sociedade, é preciso considerar os direitos que constam no contrato social e, evitar assim, que essa dissolução chegue à esfera judicial.

Além disso, as consequências financeiras também devem ser avaliadas, portanto, contar com uma assessoria especializada pode fazer a diferença para que esse processo não seja tão estressante…

Conte com o suporte de uma assessoria contábil para encerrar sociedade!

Vimos que o processo de dissolução de uma sociedade pode causar muita dor de cabeça, tanto pelos trâmites legais que acarretam nessa decisão, quanto pela parte contábil da empresa

Por esse motivo, o apoio de uma contabilidade no momento dessa decisão pode lhe auxiliar de maneira efetiva. 

Conte com a Decisiva!

Você quer solucionar esse problema e nós queremos lhe ajudar da melhor maneira, portanto,  conte com a equipe especializada da Decisiva! 

Nosso serviço irá te ajudar com facilidade e precisão, sendo assim, entre em contato conosco!

Basta clicar em “FALE CONOSCO”, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!

Caso prefira, você pode clicar no ícone do WhatsApp localizado no canto da tela e falar com nossa equipe agora mesmo!

Realizar o encerramento da sua sociedade de forma efetiva

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Em algum momento quando você estava dando entrada numa nota…