Entenda a importância da utilização do fluxo de caixa para restaurantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Ter o controle das movimentações financeiras é a melhor forma de gerenciar o orçamento e evitar dívidas. Por isso, o fluxo de caixa para restaurante deve ser uma prioridade para os empresários do setor.

Não ter uma noção exata das receitas e das despesas de uma empresa é um erro grosseiro no cenário atual. Além disso, representa algo que afasta fornecedores e clientes: o amadorismo.

Neste post, destacaremos uma definição relativa ao fluxo de caixa e medidas para executá-lo com inteligência. Confira!

Entenda como funciona

O fluxo de caixa para restaurantes é o controle dos recursos financeiros que entram e saem.

O ideal é que a conta esteja sempre positiva, porque mostra que o estabelecimento arrecada mais dinheiro do que gasta.

Esse mecanismo também é vital para verificar se o negócio pode oferecer promoções para os clientes ou investir na contratação de mais funcionários. Por isso, ele deve ser gerenciado com muita atenção.

Com relação aos cheques, é indicado constatar se eles foram compensados antes de somar os valores deles às receitas ou despesas. Esse procedimento é necessário para evitar erros na gestão do orçamento.

Acompanhe os recebimentos e os gastos

É preciso estar atento para analisar como está o fluxo de caixa do restaurante. Com relação aos recebimentos, é possível separá-los por modalidades de pagamento:

  • dinheiro;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • cheque.

A mesma conduta pode ser feita com relação às despesas. Você pode separá-las por segmentos:

  • fornecedores;
  • funcionários;
  • impostos;
  • contas de água luz, telefone;
  • empréstimos.

Estabeleça um período para o fluxo de caixa para restaurante

Para minimizar eventuais problemas com a gestão das finanças, é melhor fazer um controle diário do fluxo de caixa para restaurante. Quanto menos movimentações forem analisadas, menor é a chance de cometer algum equívoco.

É mais prático analisar a movimentação diária de entradas e saídas de recursos financeiros. Por outro lado, o empresário pode optar por um período de fluxo mais longo, caso considere melhor gerenciar o dinheiro dessa maneira.

A recomendação é contar com intervalos curtos para entender como está funcionando o fluxo de caixa para restaurantes. Essa medida favorece verificar os dias da semana com menos movimento.

Assim, é viável pensar em promoções que possam não apenas atrair os fregueses, mas também aumentar os lucros e expandir a capacidade de o empreendedor melhorar os serviços.

Adotar parâmetros para identificar as movimentações

Uma alternativa para identificar, com mais facilidade, as entradas e as saídas é por meio de sinalizações que as diferenciem. Um empresário pode marcar os recebimentos na cor verde. No caso das despesas, elas podem ser indicadas pela cor vermelha.

Essa metodologia vai minimizar eventuais dificuldades em constatar o que está entrando ou saindo do caixa do seu restaurante.

Fique atento às contas para pagar e receber

Para não perder o controle do orçamento, é vital saber as contas a serem pagas e o que deve ainda entrar na conta.

Elabore um calendário de pagamentos para não quitar as contas com atraso. Dependendo da situação, é possível pagá-las no débito automático. Mesmo assim, você deve monitorar os gastos com frequência.

O fluxo de caixa para restaurantes é fundamental para o empresário compreender como é possível reduzir gastos e avaliar a possibilidade de fazer novos investimentos. Por isso, ele deve ser gerenciado com foco em resultados. 

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Entenda como funciona a legislação para restaurantes para que seu…