Muitas pessoas consideram a gestão de estoque uma área totalmente operacional, gerida pelo setor de logística, e que não tem influência em outros departamentos. Entretanto, esse é um grande erro. No artigo de hoje, falaremos sobre a importância da gestão de estoque para as empresas e porque ela deve ser bem controlada. Continue lendo e saiba mais:
Índice
Maior controle sobre o investimento do capital de giro
Parte do capital de giro de sua empresa é usado na aquisição de novas mercadorias para compor o estoque. Portanto, podemos dizer que estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Da mesma forma, pode-se afirmar que qualquer perda que ocorra no estoque — seja por extravios, furtos, perecibilidade ou obsolescência — também caracteriza perda de capital.
A gestão de estoque, portanto, é necessária para que não haja um gasto maior do que o necessário com mercadorias e nem prejuízos decorrentes de perdas. Através dela, é possível controlar as quantidades, as validades e as perdas de materiais.
Controle mais rigoroso sobre os itens
É por meio da gestão de estoque que existe controle a respeito de entradas e saídas de materiais (as compras e as vendas), que são realizados os inventários dos itens (que permitem contar, conferir e avaliar a conformidade do estoque físico com o estoque disponível nos controles) e que são avaliados os níveis de estoque, analisando a necessidade de reposição ou de maior atenção sobre determinado item.
Comunicação com outras áreas da empresa
Outro ponto que uma gestão de estoques organizada e eficiente proporciona é a integração com outras áreas da empresa. Sendo assim, é possível acompanhar junto ao setor de vendas qual será a previsão de demanda para os próximos períodos e controlar os níveis de estoque para repassar as informações ao setor de compras a respeito do que deve ser comprado, em quais quantidades e em quais períodos, por exemplo.
Além disso, essa comunicação também pode ser utilizada para informar ao setor de vendas a necessidade de vender algum item que está próximo de ter sua validade expirada, ou então de se tornar obsoleto, o que ajuda a evitar perdas no estoque.
Melhoria nos resultados
Uma gestão de estoque eficiente, além de proporcionar todos esses benefícios, preocupa-se em realizar controles, gerar relatórios e avaliar os resultados obtidos. Tudo isso fornece um grande volume de dados para que os gestores possam avaliar quais falhas ocorrem, quais são suas causas e redirecionar o planejamento, criando planos de ação que visam a eliminar ou minimizar os impactos desses problemas.
A gestão de estoque não se limita a receber, armazenar e expedir as mercadorias da empresa. Uma gestão eficiente vai muito além de processos operacionais e envolvem outras áreas, bem como maior controle e acompanhamento e a adoção de ações que visam sempre a aprimorar os resultados. Portanto, ela não deve ser negligenciada e o ideal é que os gestores busquem melhorar ainda mais seu gerenciamento.
Sua empresa já realiza uma gestão de estoque eficiente? Existe algum controle que ajuda a entender os resultados e criar ações de melhorias? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários e participe da conversa!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.
Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.
Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!