Indicadores financeiros: o que são e qual a sua importância

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Acompanhe a saúde financeira de seu restaurante com indicadores financeiros efetivos

Descubra como os indicadores financeiros podem ser um recurso crucial para o sucesso do seu restaurante

O setor de bares e de restaurantes passou por maus bocados durante todo o período da pandemia, pelos motivos que você já sabe: tudo fechado e as pessoas tendo que ficar dentro das suas casas para se protegerem contra o vírus da covid-19.

Com isso, os impactos financeiros para gestores, como você, foram assustadores – afinal de contas, você tem uma série de deveres e de obrigações que precisa ser cumprida, de modo que o seu restaurante fique em dia com todos eles.

Muita gente precisou reinventar os seus negócios, principalmente utilizando o delivery como um recurso que garantia o fluxo financeiro no caixa, mas, por outro lado, inúmeros empresários fecharam as suas portas de forma definitiva, por não conseguirem aguentar toda a pressão do momento.

Se você está aqui, lendo este artigo, imaginamos que passou por tudo isso e conseguiu manter o restaurante de pé – e isso é digno de aplausos, pois você enfrentou todos os desafios possíveis e, sim, venceu!

Entretanto, nunca é tarde para buscar mais conhecimento para otimizar a sua gestão, e é por isso que iremos conversar sobre um tema muito relevante para o seu negócio: os indicadores financeiros.

Portanto, para entender do que se trata, quais são e como geri-los na sua empresa, continue conosco e tenha uma maravilhosa leitura.

O que são e quais são os indicadores financeiros de um restaurante?

Gerenciar um restaurante vai muito além de prestar serviços de excelência para os clientes, aliás, esse é o seu dever.

Ter um bom cardápio, de acordo com o tipo de restaurante, um local que proporcione conforto às pessoas e boas condições de higiene são itens básicos pelos quais você precisa prezar sempre.

Porém, o que nem todos os gestores priorizam é uma boa gestão das suas demandas internas, ou seja, os aspectos administrativo, contábil e financeiro.

Os indicadores financeiros nada mais são do que ferramentas que possibilitam que você tenha uma medida do desempenho do seu restaurante, dos resultados dele.

Estamos falando de performance!

A fim de que isso aconteça, é necessário:

  • Fazer um bom planejamento.
  • Estabelecer metas;
  • Executar ações;
  • Fazer o acompanhamento;
  • Emitir relatórios;
  • Realizar mudanças, se necessário.

E em termos de indicadores financeiros, quais são eles?

Conheça os principais que, com certeza, precisam fazer parte dos bastidores do seu restaurante:

  • Lucro Bruto;
  • Faturamento;
  • EBITDA;
  • Margem de lucro;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Liquidez corrente.

Bom, conhecer os indicadores financeiros é muito importante, mas é fundamental saber como utilizá-los no dia a dia do seu restaurante, além de conhecer o melhor caminho para aplicar esse recurso.

Nos tópicos subsequentes, a gente explica com mais detalhes.

Como utilizar os indicadores financeiros a seu favor

Bom, o primeiro passo é desvincular a ideia de que é você quem deve estar à frente de todos os setores do seu restaurante, e o motivo é simples: não há como ter excelência sendo um multitarefas todos os dias.

A linha de frente de um restaurante já exige demais do gestor, e ter tal indivíduo cuidando dos aspectos internos da empresa faz com que ele fique esgotado todos os dias, sendo que isso não é nada saudável.

Então, o primeiro passo é buscar um suporte especializado para te auxiliar com essas demandas importantes do seu negócio.

E para organizar a gestão dos seus indicadores financeiros de forma efetiva, você deve priorizar os seguintes pontos:

  • Utilize planilhas ou um sistema;
  • Faça o lançamento recorrente do fluxo financeiro;
  • Crie relatórios;
  • Acompanhe os resultados;
  • Faça comparativos com períodos anteriores.

Essa é a maneira estratégica e mais inteligente de promover uma gestão financeira de excelência no seu restaurante, de modo que você tenha todas as informações necessárias para atingir as suas metas.

Vale ressaltar que a etapa de diagnóstico é muito importante na avaliação das suas finanças, pois garante que você possa fazer uma “alteração de rota” para atingir os resultados que almeja.

A importância do suporte especializado

Ter um apoio para te ajudar a cuidar do seu restaurante como ele merece é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Uma contabilidade especializada tem, justamente, esse papel, de contribuir para o melhor desempenho da sua empresa, blindando os bastidores contra eventuais problemas e propondo soluções assertivas em relação à utilização de ferramentas e de recursos.

Com um bom profissional ao seu lado, você maximiza a utilização e a gestão dos indicadores financeiros e passa a ter um panorama completo da evolução financeira do seu restaurante, de modo a garantir muito mais competitividade para o seu negócio.

E não termina por aí, afinal o profissional de contabilidade atua em diversos outros pontos cruciais, como:

  • Planejamento tributário;
  • Folha de pagamento;
  • Relatórios contábeis;
  • Fluxo de caixa.

Ter uma gestão 360º, sem sombra de dúvidas, faz com que você se sinta muito mais seguro, tranquilo e tira uma enorme carga de trabalho das suas costas, permitindo que você tenha até mais satisfação em trabalhar e em dar o seu melhor nas suas reais atividades dentro do seu estabelecimento.

E então, que tal colocar tudo o que falamos até aqui em prática?

Conte com os serviços da Decisiva!

Ter uma gestão financeira de excelência, integrada a uma gestão contábil impecável, é o sonho de muita gente…

O fato é que você está prestes a realizar, pois nós, da Decisiva, estamos aqui para te ajudar no que for necessário para fazer as transformações de que o seu restaurante precisa para crescer.

Com o nosso suporte, você terá ao seu lado um time de especialistas focados em garantir soluções para o seu negócio, com foco total em relação ao alto desempenho e aos excelentes resultados.

Sim, somos um escritório que dispõe de um mix completo de serviços, sempre de acordo com as necessidades do seu negócio, com valores justos e que cabem no seu bolso.

E para ter acesso a tudo isso é muito simples…

Basta acessar: Gestão de Restaurante | Decisiva Contabilidade e deixar uma mensagem para a gente.

O quanto antes, um dos nossos consultores irá retornar.

Agradecemos pela sua visita em nosso blog e estamos aguardando a sua mensagem.

Acompanhe a saúde financeira de seu restaurante com indicadores financeiros efetivos

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Summary
Article Name
Indicadores financeiros: o que são e qual a sua importância
Description
Descubra como os indicadores financeiros podem ser um recurso crucial para o sucesso do seu restaurante! Leia nosso artigo e saiba mais!
Author
Publisher Name
Decisiva Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O desenquadramento acontece quando você microempreendedor individual deixa de atender…