Legislação para restaurantes: entenda o que diz a lei

Legislação Para Restaurantes - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil
Entenda como funciona a legislação para restaurantes para que seu empreendimento permaneça em conformidade com a lei!

Entenda como funciona a legislação para restaurantes para que seu empreendimento permaneça em conformidade com a lei!

Você pode ter uma excelente visão de negócio e entender como cativar o público. Mas isso não é suficiente para garantir o sucesso, porque é fundamental compreender como funciona a legislação para restaurantes.

Há uma série de procedimentos que os empresários da área devem seguir para manter o local funcionando de maneira regular. Entender como funciona a burocracia é essencial para evitar penalidades e problemas que podem arranhar a imagem do seu empreendimento.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A Decisiva pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Pensando nisso, destacaremos alguns cuidados importantes para quem atua no setor de bares e restaurantes. Confira!

1582741701 Quer Que O Seu Restaurante Aumente O Faturamento De Maneira Crescente E Previsivel Gif - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Legislação para restaurantes – Fique atento à Lei do Silêncio

Se você não quer problemas com a vizinhança, é melhor conhecer os detalhes da famosa “Lei do Silêncio”. É necessário adotar um padrão para que as atividades do estabelecimento não promovam ruídos acima dos permitidos pela legislação.

Se um restaurante gosta de realizar eventos com música ao vivo a noite, precisa ter cautela para não incomodar os vizinhos. Cada município tem uma lei própria sobre esse tema.

Então, é recomendado estar sempre atualizado sobre esse aspecto da legislação para restaurante. Dessa forma, evita conflitos desnecessários com os vizinhos.  

Conheça a Lei Antifumo

Hoje, as pessoas estão cada vez menos tolerantes com o consumo de cigarro. Se você não quer perder clientes, é melhor disponibilizar uma área reservada ao ar livre para os fumantes.

Também é preciso deixar bem claro que o estabelecimento não aceita o uso do cigarro em áreas fechadas e com movimentação de clientes. Esse cuidado é imprescindível para ganhar a confiança de todos.  

Ter cuidado com essa regra é uma boa alternativa para prevenir desentendimentos entre os consumidores e manter o funcionamento do seu negócio de acordo com os parâmetros da legislação para restaurantes.  

Esteja consciente sobre o papel da Vigilância Sanitária

Manter o restaurante em condições de higiene adequadas e oferecer alimentos em um bom estado de conservação são itens que devem ser levados em consideração pelo empreendedor.

Uma punição da Vigilância Sanitária em virtude do desrespeito à legislação sobre a conservação dos alimentos pode, por exemplo, causar um dano irreparável à imagem do seu negócio.

Com certeza, um empreendedor não quer passar por esse problema. Então, é importante ter conhecimento das regras estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no setor de bares e restaurantes.

Priorize o pagamento de impostos em dia

Um empresário jamais pode ignorar as leis referentes aos pagamentos de tributos e impostos. Por falta de atenção, um estabelecimento pode receber multas que diminuem a capacidade de investimento.

Para evitar esse constrangimento, vale a pena contar com os serviços de profissionais de contabilidade. Outro benefício dessa iniciativa é adotar o regime tributário mais adequado para o seu negócio, o que ajuda a pagar menos tributos. Esse aspecto mostra como é fundamental conhecer a legislação para restaurante.

Fique informado sobre as leis trabalhistas

Se você não quer problemas por causa do pagamento de horas extras e carga horária de trabalho dos funcionários, procure conhecer todos os detalhes sobre a legislação trabalhista referentes ao seu negócio.

Para tornar essa ação mais simples, é indicado consultar os serviços de departamento pessoal. Esse serviço irá ajudá-lo a entender as minúcias da lei que influenciam no dia a dia do estabelecimento.

É nítido que conhecer a legislação para restaurantes é indispensável para evitar problemas com a Justiça e criar uma imagem positiva perante o público-alvo. Inegavelmente, estar informado é a melhor forma de seguir as regras.

QUERO UMA GESTÃO EFICIENTE EM MEU RESTAURANTE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
5/5 - (1 vote)

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Veja 4 Dicas De Como Fazer O Controle Financeiro Eficiente No Seu Restaurante Blog - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Controle financeiro: como fazer?

Veja 4 dicas de como fazer o controle financeiro eficiente no seu restaurante Neste artigo, apresentaremos o que é, qual a importância e como fazer

Recomendado só para você!
Escolha o melhor sistema para restaurante, conhecendo estas 5 opções…

Envie seu depoimento