Logística + contabilidade: entenda essa relação

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A contabilidade vem mudando bastante nos últimos anos, conforme as alterações fiscais e tributárias que ocorrem, muitas vezes, sem qualquer tipo de aviso. Por esse motivo, escritórios que escrituram contas se tornam simplesmente imprescindíveis para o sucesso dos empreendimentos, uma vez que profissionais realmente capacitados podem ajudar — e muito! — na gestão dos negócios, tornando a burocracia uma grande aliada.

E no ramo de logística não é diferente! Seja em grandes transportadoras ou em pequenas frotas, o processo para a adequada gestão do empreendimento está diretamente atrelado às informações repassadas aos contabilistas, afinal, esses profissionais têm o conhecimento necessário para interpretar os dados apresentados. Você ainda não está convencido sobre como a contabilidade pode ajudar no êxito da sua empresa de transportes? Então se prepare para a surpresa:

A relevância da contabilidade para a logística

A contabilidade é, basicamente, o melhor meio para se analisar o progresso das operações de uma empresa, avaliando estrategicamente o custo efetivo dos serviços prestados e os resultados alcançados por seu negócio. Quando bem orientado, o segmento de logística pode ter seus resultados mensurados gradativamente. Porém, esse tipo de métrica só pode ser mantida em médio e longo prazos se feita por um escritório de contabilidade competente, que busque a inovação e o crescente aperfeiçoamento.

E atualmente o setor de transportes vem requerendo cada vez mais profissionais gabaritados e que atendam, além das expectativas de rotina administrativa e contábil, a compreensão do gerenciamento durante todo o processo de tomada de decisão. Dessa forma, a imagem do contador como um mero apurador de impostos deixa de existir, dando espaço para um trabalhador dinâmico e proativo, que participa e contribui efetivamente com os resultados da companhia.

A aplicação da contabilidade no setor de transportes

Imagine uma transportadora com várias filiais em diversas cidades de um ou mais Estados do país. Assim como em qualquer outra empresa, suas operações poderão ser divididas em departamentos de atividades-meio — como a seção de manutenção, com serviços de reparo da frota — e atividades-fim — filiais que trabalham com a captação de cargas e o departamento que transporta as mercadorias da origem ao destino, por exemplo.

Para avaliar se esse empreendimento está gerando lucro, o serviço de contabilidade da companhia poderá apurar o custo e a receita de cada sucursal. Assim será possível ver quais escritórios contribuem (ou não) com a renda do negócio. Por mais que as transportadoras de pequeno porte possam considerar esse tipo de trabalho analítico não muito vantajoso, a verdade é que essas informações setoriais certamente ajudarão muito na gestão e no direcionamento de suas decisões.

O papel do contabilista na análise dos dados

Confrontar despesas e lucros e conhecer cada elemento que compõe esses custos poderá ser uma valiosa ferramenta de análise. A saúde de um empreendimento, independentemente de seu porte ou segmento, depende do controle efetivo e adequado de suas receitas. E por mais que cada negócio tenha suas particularidades, o contabilista é diretamente responsável por conciliar essas informações e apresentá-las aos gestores de forma que seja possível identificar se os resultados indicados viabilizam ou não a continuidade de determinadas linhas de negócio.

E na sua empresa, como é feita a contabilidade? Você conta com um setor responsável por esse tipo de trabalho? Compartilhe conosco suas experiências e deixe suas opiniões nos comentários!

5 respostas para “Logística + contabilidade: entenda essa relação”

  1. Pesquisando sobre o assunto encontrei esse post, interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.

  2. disse:

    Excelente artigo. Sem dúvidas, a contabilidade eficiente é peça chave no sucesso de uma empresa de transportes/logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Foi publicada em 3 de julho a Instrução Normativa nº…