Organização de uma empresa: entenda qual o papel do contador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Cada setor essencial de uma empresa possui funções específicas e vitais para o negócio como um todo. Caso um setor não funcione adequadamente, todos os outros setores podem acabar sendo comprometidos, o que pode arriscar o funcionamento do negócio.

Este é o caso do setor contábil, de extrema importância para uma empresa. No post de hoje, você vai entender qual é o papel do contador na organização de uma empresa e por que o seu trabalho é vital para o negócio.

O papel do contador na Legislação Fiscal

Por ser a área de domínio do contador, ele está atento a toda legislação fiscal obrigatória que uma empresa precisa cumprir. Assim, ele poderá adequar a parte fiscal do negócio, de acordo com o que a lei exige. Em caso de descumprimento destas normas, a empresa pode sofrer sanções que vão desde multas até o seu próprio fechamento, sob alegação de fraude fiscal.

Assim, o conhecimento do contador é essencial para manter o funcionamento da corporação, de forma a evitar problemas com a fiscalização da Receita Federal posteriormente.

O controle de demais legislações

Como o contador é responsável por analisar os documentos relacionados aos pagamentos de funcionários e de benefícios previdenciários, ele precisa estar atualizado com a legislação trabalhista e previdenciária da empresa.

Dessa forma, ele poderá apontar erros e problemas relacionados ao cumprimento destas leis, de forma a evitar que a empresa tenha problemas e sofra sanções pesadas, seja com a fiscalização ou com processos movidos por funcionários devido a irregularidades cometidas que não foram vistas pelos gestores.

A contabilidade na Gestão financeira e na organização de uma empresa

O contador é o “braço direito” da gestão financeira estratégica da empresa. Isto porque os principais documentos, registros e relatórios relacionados às finanças e transações financeiras são feitos pelo contador. Ele é quem gerencia basicamente todos os dados de entradas e saídas de dinheiro da empresa, de forma a avaliar a que foi destinado cada gasto, se há discrepância nos gastos de um setor em determinado período, se os gastos com pessoal (pagamentos de salário e encargos trabalhistas) estão todos corretos, etc.

Por meio dos dados registrados nos livros e a produção de relatórios e documentos relacionados aos lucros e prejuízos do negócio, é possível avaliar o remanejamento de verbas de um setor para o outro, saber se há possibilidade de aumentar o investimento em determinada área ou se é preciso cortar gastos ou não e onde é necessário economizar mais. Por isto o contador é peça fundamental nas estratégias financeiras da corporação.

A importância da transparência da empresa

A população exige, cada vez mais, uma postura de transparência das empresas onde pretende pagar por um produto ou serviço. Essa preocupação também vale para os fornecedores e compradores B2B da sua empresa, bem como para os patrocinadores e parceiros do negócio.

Por isto é essencial o bom trabalho do contador. Se todos os dados estão corretos, é possível manter uma política de transparência com todos os envolvidos, de forma a melhorar a credibilidade da empresa perante seu público e seus fornecedores. Isto ajuda a captar mais recursos, alavancar mais as vendas e apresentar uma imagem mais sólida no mercado.

Estas são algumas das principais funções importantes do contador no negócio. Por isto, valorize bem seu profissional desta área, pois ele é de vital importância na organização de uma empresa.

Quer se manter informado sobre o assunto? Veja algumas dicas de como manter as finanças da sua empresa em dia.Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O fluxo de caixa consiste, basicamente, em registrar todas as…