Plano orçamentário para o mercado de moda: saiba como realizar o seu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Saiba tudo sobre o plano orçamentário para o seu negócio de moda.

Descubra como fazer um plano orçamentário e a sua importância para a sua empresa de moda.

O plano orçamentário é uma ferramenta de gerenciamento muito necessária para qualquer ramo de negócios, tendo como objetivo monitorar resultados.

O uso dessa ferramenta tem como objetivo planejar Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que a empresa possui e/ou prevê para os meses ou anos seguintes.

Ao contrário da contabilidade, que registra entradas e saídas financeiras que ocorreram anteriormente, este plano lhe permite prever o futuro do seu negócio. Assim, a sua empresa se prepara melhor em relação ao que está por vir. 

Para tanto, ela necessita de ferramentas eficientes para maior precisão das decisões.

Se você é do mercado da moda, e quer saber tudo sobre o plano orçamentário, continue lendo este artigo.

Plano orçamentário: por que fazê-lo?

O sucesso de um negócio está, necessariamente, ligado à qualidade do planejamento realizado em função dele. 

Sem um plano orçamentário, seu negócio corre o risco de falir prematuramente. Não se pode ter um negócio de sucesso, sem prever, ao mínimo, o que vem pela frente.

Fazer o gerenciamento orçamentário de forma correta lhe permite ter uma direção e, também, traçar um caminho, alcançar e até ultrapassar metas e objetivos, evitando, desta forma, tomar 

decisões erradas baseadas em especulações errôneas. 

Ter um plano orçamentário, portanto, é ter uma solução adotada para qualquer problema.

É feito um questionamento, juntamente a uma análise, antes de qualquer solução ser implementada. A partir daí, a empresa terá um entendimento mais extenso da situação econômica do negócio, permitindo-lhe adotar as melhores soluções e otimizar a gestão financeira.

É indicado que o plano orçamentário seja revisado frequentemente e reelaborado anualmente.

O plano orçamentário é composto pelos seguintes itens:

  • planejamento de vendas;
  • projeção de dedução de vendas;
  • orçamentos de custos de produção;
  • gastos com pessoal;
  • despesas operacionais; 
  • investimentos.

Considere as necessidades específicas de cada caso. Crie suas próprias regras para aplicar, da melhor forma, o orçamento às suas demandas. 

Lembrando que isso só será possível após entender o seu modelo de negócio e definir qual dos itens deverá receber mais atenção e dedicação.

Como fazer um plano orçamentário?

Há vários meios de realizá-lo. Você pode se basear no histórico dos anos anteriores, e pode contar com o planejamento estratégico, tático e operacional da sua empresa. 

Não esqueça de envolver, não apenas seus gestores, mas também um contador de sua confiança para que lhe forneça dados específicos para a sua projeção.

Coletando os dados

Ao elaborar o orçamento pelas áreas, você poderá gerar três relatórios que são essenciais para a sua gestão, são eles:

  • DRE projetada: mostra o lucro que a sua empresa irá gerar;
  • projeção de fluxo de caixa: mostra o valor que a empresa terá em caixa;
  • projeção de balanço patrimonial: indica o quanto a empresa irá acumular no período estipulado.

Um especialista em contabilidade poderá fazer estes relatórios facilmente para você. 

Sendo assim, com essas informações, é possível criar um plano orçamentário eficaz e melhorar a gestão orçamentária do seu negócio de moda.

É possível simular e prever cenários, e ajustar ações para tomar decisões mais assertivas.

Sabendo que cada empresa possui sua necessidade particular, alguns pontos citados acima podem não ser tão significativos para a sua empresa, esteja atento a isso.

Lembre-se, é preciso uma análise profunda e detalhada para que você encontre o melhor caminho para o seu negócio.

Prestadora De Servicos - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Se baseando em seus orçamentos, você deverá seguir os seguintes passos para criar o seu plano orçamentário de forma assertiva.

  • Crie um plano de Recursos Humanos

O plano de RH é um processo que visa monitorar ações que serão realizadas na área, em conexão com o planejamento estratégico e orçamentário da empresa.

Para elaborá-lo, é importante meditar sobre as seguintes questões:

  • o que é preciso para qualificar seus colaboradores?
  • preciso contratar mais pessoas?
  • quais recursos estão à minha disposição?
  • o que fazer para ter ótimos colaboradores?

2. Verifique os indicadores financeiros 

Esses indicadores são imprescindíveis para você poder mensurar os dados sobre as finanças da empresa.

Basicamente, eles informam qual o lucro das ações realizadas pela sua empresa. Veja alguns exemplos:

  • fluxo de caixa;
  • margem de contribuição;
  • regime de competência;
  • índice de liquidez.

Leve sempre em consideração todos os possíveis erros, pois é natural que apareçam problemas. Porém, lembre-se, este não é um sinal de fracasso. 

Ao contrário disso, os erros são necessários para servir de exemplo e otimizar processos.

3. Analise o porte da sua empresa

Entenda se sua empresa de moda é micro, média ou de grande porte. É importante analisar o faturamento e o número de funcionários da empresa.

4. Em que estágio de maturidade está seu negócio?

Quais foram as experiências e conhecimentos adquiridos com o passar do tempo? 

Compreender qual o estágio de maturidade da sua empresa de moda é importante. A maturidade de uma empresa pode ser medida por sua habilidade de converter seus conhecimentos. 

Ou seja, transformar sua experiência em soluções eficazes e práticas que possam ser aplicadas à gestão de crescimento do negócio.

Veja os quatro níveis principais da curva de maturidade de uma empresa:

  • startups;
  • empresas emergentes;
  • empresas em expansão;
  • empresas maduras.
  1. Revise com frequência o seu plano orçamentário

Lembrando que, depois de criado o plano, é necessário revisá-lo antes de publicar.

Todos os pontos devem ser revisados para entender se realmente concordam com a situação da empresa.

Quanto mais você, empresário ou empresária da moda, analisar ações, maiores são as possibilidades do plano orçamentário gerar ótimos resultados financeiros.

Conte com a Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil para elaborar o melhor plano orçamentário para a sua empresa de moda

Para fazer um plano orçamentário eficaz, é necessária uma profunda análise de diversos indicadores do seu negócio.

Essa estratégia te permitirá prever o futuro da sua empresa, alcançar resultados e melhorá-los.

É indicado que toda empresa tenha um plano orçamentário, a fim de ter clareza de onde pode chegar.

Por isso, não deixe de contar com o auxílio de um profissional contábil para que não haja erros na hora de elaborar esse plano.

Conte com os profissionais experientes e altamente capacitados da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil. Nós temos expertise em contabilidade para mercado de moda, logo vamos elaborar o plano mais adequado para o seu negócio, considerando sua realidade, seus objetivos e muito mais.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conversarmos sobre o melhor plano orçamentário para a sua empresa de moda!

Aguardamos o seu contato!

Elaborar o melhor plano orçamentário para a sua empresa de moda

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Classifique nosso post post
Summary
Plano orçamentário para o mercado de moda: saiba como realizar o seu
Article Name
Plano orçamentário para o mercado de moda: saiba como realizar o seu
Description
Saiba tudo sobre o plano orçamentário para o seu negócio de moda. Leia nosso artigo e entenda!
Author
Publisher Name
Decisiva Contábil
Publisher Logo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O Senado vai tentar aprovar ainda neste ano a desoneração…

Envie seu depoimento