Para toda e qualquer empresa, verificar e manter devidamente atualizada a situação cadastral dos clientes é medida essencial para que se trabalhe pela saúde financeira e pela segurança dos negócios, evitando inadimplências e eventuais multas fiscais e tributárias. No atual contexto econômico, com as incertezas e o crescente e constante endividamento por parte dos agentes de mercado, é simplesmente imprescindível conhecer a situação cadastral tanto de seus consumidores, como de parceiros comerciais e até de fornecedores. Quer saber por que, por mais que à primeira vista pareça extremamente trabalhosa, essa burocracia é importante para o empreendedor? Então confira agora mesmo nosso post de hoje:
Ajuda a evitar a inadimplência
Uma das principais razões de se manter um sistema de verificação da situação cadastral de clientes é o nível atual de inadimplência do mercado. Devido à implantação de algumas políticas de expansão de crédito nos últimos anos, várias pessoas físicas e jurídicas aumentaram sua capacidade de compra sem, no entanto, poder concretamente arcar com esse endividamento excessivo. E isso acabou gerando muita inadimplência e diversos prejuízos para as empresas credoras.
Nesse cenário, a verificação constante do status cadastral de clientes da empresa, assim como de fornecedores e demais parceiros comercias é a ferramenta mais eficiente para evitar a inadimplência e garantir a segurança dos negócios. Como esses desfalques financeiros podem ser extremamente prejudiciais, muitas organizações simplesmente evitam trabalhar com clientes negativados.
Promove segurança fiscal e tributária
As regularidades fiscal e tributária de uma empresa dependem também dos clientes com os quais ela faz negócios. Devido à burocracia tributária e fiscal brasileira, muitas empresas acabam correndo o risco de sofrer penalizações por suas relações comerciais com outras companhias cujas situações cadastrais não estejam em dia. E bons relacionamentos comerciais também devem observar as regulamentações de cada setor econômico, que têm especificidades e burocracias próprias.
Empresas que demandam a contratação de serviços de transporte, por exemplo, correm o risco de se envolver em irregularidades caso seus motoristas não estejam em dia com suas obrigações no Detran. E é aí que entra a verificação cadastral de clientes e parceiros comerciais, que aumenta a proteção da empresa contra eventuais irregularidades.
Gera eficiência administrativa
Muitas empresas demoram a encontrar a fórmula certa para montar um sistema cadastral eficiente e completo de seus clientes. E essa burocracia interna não só pode como deve ser eliminada, por meio de sistemas mais organizados e rápidos. Já inclusive existem no mercado sistemas automáticos de manutenção de cadastros para empresas, que verificam com frequência a situação desses clientes no mercado e até nos órgãos públicos.
Além disso, é importante que a organização ganhe tempo e eficiência administrativa na manutenção desses cadastros, a fim de garantir que as relações comerciais com os clientes e outros parceiros comerciais ocorram de forma regular. Lembre-se de que a segurança financeira de sua empresa depende disso!
Agora que você já sabe a real importância de manter ferramentas de verificação da situação cadastral de seus clientes, que tal buscar esses mecanismos para aumentar a segurança de sua empresa? Ainda ficou alguma dúvida sobre o tema? Comente aqui e compartilhe suas experiências e seus questionamentos conosco! Participe!