Qual a importância do contador na hora de abrir sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Abrir uma empresa no Brasil, além de ser um processo extremamente burocrático, exige muito planejamento e paciência de sobra para lidar — sem estresse! — com as exigências dos órgãos administrativos. Por isso, por mais experiente que um empreendedor seja no assunto, é sempre importante poder contar com o auxílio gabaritado de um profissional contábil.

O contador pode ajudar o empresário a passar por esses inúmeros e prolongados processos burocráticos, escolhendo o melhor caminho para assegurar o sucesso dos negócios no futuro. Por que não pedir essa mãozinha, não é mesmo? Mas, afinal, qual é o real papel do contador na abertura de uma empresa? Pois é o que você vai aprender agora. Então confira:

Planejamento financeiro e fiscal

O auxílio especializado de um contador é absolutamente essencial para realizar adequadamente o planejamento financeiro e fiscal de uma empresa. Cada organização, a depender de seu tamanho, do número de empregados, do capital inicial e de sua área específica de atuação, enquadra-se em determinados regimes fiscais e regulamentares. Algumas precisam de alvará, outras devem escolher se vão contribuir com o fisco por meio do Simples, do Lucro Real ou do Lucro Presumido. Como saber?

Independentemente do regime de tributação escolhido, bem como das regulações específicas de cada área, abrir empresas com a ajuda de um contador é a melhor forma de preparar sócios e diretores para o que está por vir. Afinal de contas, os primeiros meses de uma empresa são essenciais para determinar o progresso econômico de suas atividades, bem como para recuperar o investimento inicial. Por essas razões, o auxílio de um contador só tem a acrescentar nessa etapa inicial, que deve ser minuciosamente planejada.

Cronograma de abertura da empresa

Um contador é também o profissional mais indicado para estabelecer um cronograma de atividades para a abertura de empresas. E isso deve ser feito com bastante antecedência, já que, no Brasil, os processos burocráticos são muito variados, não sendo poucas as empresas que perdem o timing de seu lançamento justamente em razão desses entraves.

Se a empresa atua em um mercado ainda sem competitividade, a celeridade em sua abertura é essencial para que ela se estabeleça e se consolide já logo no início de suas atividades. Se houver atraso excessivo, outros competidores podem se aproveitar do público-alvo pretendido e atrapalhar as estratégias de marketing para a prospecção de novos clientes. Melhor se precaver, não concorda?

Organização dos processos burocráticos

Os maiores entraves encontrados por um empreendedor ao abrir sua empresa são os processos burocráticos em suas variadas instâncias: aí entra a junta comercial do Estado, a fiscalização municipal, a regularização de cadastro nacional de pessoas jurídicas e diversas outras exigências administrativas. Um bom contador tem ciência de cada um desses processos e pode ajudar a empresa a se estabelecer em seus primeiros meses, quando qualquer falha burocrática pode acabar representando a negação de alvarás, de licenças e de demais documentos necessários a seu pleno funcionamento.

Para que isso não ocorra com seu negócio, é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado, conferindo a ele a oportunidade de trabalhar em conjunto com outros setores da empresa — como o executivo, o administrativo, o jurídico e o financeiro — a fim de alinhar processos, ter acesso ao panorama geral e colocar ordem na casa.

Como se pode perceber, o papel de um contador para abrir empresas sem se perder em meio aos processos burocráticos é simplesmente imprescindível. Esse profissional pode ajudar o empreendimento a começar do zero, bem como a aumentar suas chances de sucesso no futuro! Então o que ainda está esperando?

Ainda tem dúvidas sobre o tema ou quer dar suas próprias dicas? Deixe aqui seu comentário e compartilhe seus questionamentos e suas sugestões conosco! Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Se reduzir custos normalmente já é a frase de ordem…