Qual a situação da contabilidade da sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Antes de sequer pensar em abrir as portas do seu negócio você se preocupou com tudo, de fatores produtivos, como a competência dos seus empregados, até detalhes como a cor da embalagem do seu produto, certo? Mas no meio desse caminho pra lá de conturbado acabou se esquecendo de como seria feita a contabilidade da empresa? Não só nesse caso, mas especialmente quando se leva em consideração comodidade e economia, o mais provável e adequado é optar pela terceirização desse trabalho. Nesse contexto, é bom ficar atento ao serviço oferecido, viu? Quer saber como? Então confira a seguir 4 dicas para diagnosticar e acompanhar a qualidade do serviço contabilidade na sua companhia:

Verifique o registro dos profissionais

Quando sua empresa estiver prestes a fechar negócio com uma prestadora de serviço de contabilidade, lembre-se de que contar com uma equipe formada por profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é um fator muito importante. A proposta de trabalhadores que não são ligados ao CRC pode até parecer boa, mas não garante segurança alguma na hora de reclamar por um serviço mal prestado.

Ao verificar a situação dos profissionais você poderá solicitar informações de caráter gerencial, que, por mais que não sejam tão comuns, podem muito bem ser oferecidas por empresas de contabilidade realmente sérias. Esses dados ajudarão seu negócio, em um curto espaço de tempo, a caminhar com mais facilidade e se estabelecer financeiramente.

Não se engane com as aparências

Saiba desde já que as empresas de contabilidade não são pagas apenas para informar o que recolher aos cofres públicos mês a mês. Na verdade, elas não só podem como devem fazer muito mais por você! Assim, mesmo que seu negócio não tenha movimento de caixa em um determinado período, você ainda terá algumas obrigações fiscais a cumprir, certo? Pois cabe ao serviço de contabilidade efetivamente cumpri-las! Por isso, se você pensa que os contabilistas devem trabalhar muito menos em tempos de pouco fluxo, fique alerta.

Lembre-se do que foi acordado

Você provavelmente se preocupou com o contrato logo no início do acordo de prestação de serviços e ficou atento às obrigações relativas a cada parte. Mas inevitavelmente, depois de um tempo, muita coisa se perde ou simplesmente é esquecida. Por isso, dê uma nova olhada nos papéis do convênio e avalie se a prestação de contas por parte dos terceirizados está dentro do que você esperava e se as metas e obrigações dos contratados vêm sendo cumpridas de acordo com os prazos estabelecidos.

Facilite o trabalho dos contabilistas

Se você não está satisfeito com a quantidade ou com a qualidade de informações geradas pela sua prestadora de serviços de contabilidade, antes de mais nada se certifique de que você entrega seus dados financeiros corretamente, a tempo e da forma que pedida. Isso pode ser crucial para o bom desempenho do setor. Trate de fazer sua parte para que o fim da corda não perca o rumo.

Você vai ver como essas simples atitudes já farão com que o setor de contabilidade da sua empresa funcione melhor! Assim seu negócio recolherá aos cofres públicos apenas o que efetivamente precisar recolher, contribuindo para o crescimento saudável da organização.

E você, o que faz para acompanhar o serviço de contabilidade da sua companhia? Deixe suas dicas ou dúvidas nos comentários e aproveite para conferir outras postagens que certamente o ajudarão a cuidar melhor do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Abrir uma empresa no Brasil, além de ser um processo…