Qual o papel do contador para PMEs?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na tentativa de reduzir custos, muitos empreendedores iniciantes buscam formas de enxugar os gastos do negócio, cortando, muitas vezes, aspectos fundamentais para o crescimento da empresa. Dessa forma, itens importantes como investimentos destinados ao marketing, à bonificação de funcionários e, principalmente, à contabilidade acabam sofrendo em nome da economia financeira.

Isso acontece porque muitos desses empresários não entendem completamente os benefícios que uma parceria com um contador bem capacitado pode gerar para a tomada de decisões da empresa. E você, será que entende? Pois, por via das dúvidas, acompanhe agora mesmo nosso post:

Qual é o papel do contador na empresa?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a função do contador não se limita à parte técnica das finanças! Esse profissional também funciona como um consultor financeiro, contábil e fiscal, desempenhando um papel essencial para o crescimento da empresa e para sua manutenção. Mas fazendo exatamente o que e em que situações? Confira:

Na abertura do negócio

Abrir as portas de uma empresa é uma tarefa bastante complicada, envolvendo vários detalhes que até mesmo os empresários mais experientes desconhecem. E é aí que entra a divisão de participação dos sócios da empresa, a definição do capital social, a escolha da modalidade de tributação, além de vários outros detalhes que devem ser feitos com a ajuda de profissionais devidamente qualificados em contabilidade.

No dia a dia da empresa

No dia a dia das empresas, o contador trabalha realizando demonstrativos e relatórios periódicos, a fim de fazer uma avaliação profunda de suas contas e orientar o empreendedor em qualquer tomada de decisões estratégicas. Além dessa análise constante, também é função do contador cuidar do planejamento fiscal da empresa, gerenciando a entrega dos impostos e das contribuições e evitando problemas com o fisco. Para isso, o profissional de contabilidade precisa estar sempre atualizado em relação às frequentes mudanças na legislação brasileira.

No fechamento do negócio

Mesmo no fechamento de um negócio, o contador desempenha um papel fundamental. Orientado por seu conhecimento sobre a legislação e pela prática da área, esse profissional acompanha todas as etapas do processo, desde a elaboração do inventário e o levantamento dos recebíveis da empresa até a realização do acerto de contas e a divisão do capital entre os sócios do empreendimento.

Por que contar com um contador vale a pena?

Como empreendedor, você precisa estar sempre muito bem informado sobre as finanças do seu negócio e ter suas contas com o governo rigorosamente em dia. No entanto, você também precisa focar em fazer a empresa funcionar, gerenciar os clientes e, obviamente, lucrar. Com tantas tarefas diárias, é muito difícil que o empreendedor tenha tempo e conhecimento necessários para se preocupar com trâmites jurídicos da contabilidade, não é mesmo? Portanto, por questão tanto de tempo como de expertise, certamente vale muito mais a pena deixar essas tarefas nas mãos de um contador profissional, com a devida experiência nesse tipo de função, para poder focar apenas no gerenciamento efetivo do seu negócio. Afinal de contas, quanto mais especializado é, mas qualidade terá!

Contador contratado ou assessoria contábil?

Mas qual das opções é mais indicada para uma PME: contratar um contador ou apenas uma assessoria contábil? A verdade é que ter um contador no seu quadro de funcionários acaba sendo a opção mais cara — o que é necessário para empresas maiores, com a demanda de um profissional especializado em tempo integral para realizar serviços contábeis bem mais complexos. Já no caso de empresas menores, nota-se que a presença desse profissional é fundamental em alguns momentos pontuais da vida da empresa. Nesses casos, uma alternativa para economizar um pouco, mas sem deixar de contar com o serviço, é contratar uma assessoria contábil especializada na gestão contábil das PMEs.

E então, entendeu a importância de um contador para sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre a contabilidade do seu negócio? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Empreendedores iniciantes normalmente têm vontade de fazer as coisas acontecerem,…