Sua empresa vai mal? Saiba como sair do vermelho!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

São muitas as empresas que enfrentam dificuldades para sair do vermelho, mas, diferentemente do que se imagina, nem tudo está perdido! Com muita disciplina e um bom planejamento, é mais que possível mudar essa situação e melhorar a gestão financeira do seu negócio. Um dos motivos mais comuns para o endividamento das empresas pode ser explicado pela falta de preparo daqueles que gerenciam o negócio. E a verdade é que melhorar a situação financeira não é mesmo simples, visto que é preciso manter o foco e a disciplina, sempre com os olhos voltados para o futuro.

Nesse contexto, o primeiro passo é reconhecer as dívidas e encontrar uma explicação plausível para o endividamento, de forma a, assim, traçar um plano de ação de reversão do quadro. Mas mesmo após a identificação do problema ainda há muito trabalho pela frente, viu? Quer aprender a tirar sua empresa do vermelho? Pois neste texto separamos as melhoras dicas para ajudá-lo! Então confira:

Corte gastos desnecessários

Depois de analisar o fluxo de caixa e fazer um novo planejamento, é necessário listar prioridades. Definindo o que realmente é mais importante, você conseguirá cortar gastos desnecessários, eliminando aquelas despesas nada essenciais para o resultado final da sua empresa. Esses cortes podem acontecer em itens relacionados a desperdício de papel, melhor uso do material de escritório em geral e adoção de copos descartáveis. Você vai ver como medidas simples já podem fazer uma grande diferença!

Integre os setores da empresa

Especialmente durante uma crise, é muito importante que os setores da empresa estejam integrados e cientes em relação à situação financeira do negócio. É essencial que todos conheçam o desempenho do fluxo de caixa da empresa, as perspectivas de arrecadações e seus gastos. Para ajudar a realizar uma maior integração, é fundamental realizar reuniões periódicas para, assim, repassar o novo planejamento da empresa e abordar novas metas.

Invista na contratação de consultoria

Uma PME geralmente conta com pouquíssimos responsáveis pelo controle financeiro do negócio. Dessa maneira, a atenção ao orçamento deve ser dobrada. Assim, em um momento de aperto, a contratação de um consultor é fundamental para ajudar a fazer com que a empresa volte para o azul. Afinal de contas, esse profissional está treinado para ter um olhar mais apurado. Isso sem contar que, por não fazer parte da rotina da empresa, será mais crítico, o que é muito importante para se chegar à solução do problema. Além do mais, o gestor ficará menos sobrecarregado com todo o trabalho, passando a poder se empenhar mais em outros processos e projetos mais estratégicos.

Há quem equivocadamente pense que contratar um consultor significa apenas mais gastos para o fluxo de caixa da empresa, mas essa contratação deve ser vista, na verdade, como um investimento, uma vez que trará consequências extremamente positivas para os resultados do negócio como um todo.

Avalie a situação da empresa

Os principais tipos de planejamento — financeiro e jurídico — são muito importantes para fazer com que seu negócio volte para o azul. Dessa forma, é imprescindível fazer uma avaliação profunda da situação financeira da empresa, juntamente com uma análise do fluxo de caixa, considerando tanto cada centavo que entra como tudo o que sai. Realizando um bom diagnóstico do que está errado, o empreendedor consegue tomar melhores decisões sobre a situação da empresa, podendo partir para o planejamento financeiro.

Já o planejamento tributário faz com que o gestor avalie o melhor regime de tributos para aplicar na empresa. Assim, os impostos serão pagos da forma correta, podendo haver até mesmo uma redução nesse pagamento se o planejamento for realizado com êxito. Como resultado natural, o desempenho econômico do negócio tende a subir. Aproveite para ler mais sobre planejamento tributário e tirar suas dúvidas no nosso post sobre o assunto!

Sair da crise realmente não é fácil, mas se há disciplina, planejamento e ajuda, as chances de obter sucesso passam a ser infinitamente maiores! E você, conhece algum empreendedor que conseguiu sair do vermelho sem maiores tropeços? Há alguma outra dica que acredita ser fundamental nessa recuperação? Compartilhe suas sugestões conosco aqui nos comentários e enriqueça nosso post!

 

12 respostas para “Sua empresa vai mal? Saiba como sair do vermelho!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores que,…