Tributação para restaurante – O que é melhor? Simples Nacional x Lucro Presumido x Lucro Real

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entenda como funcionam as modalidades de tributação e aprenda a definir qual se encaixa melhor à sua modalidade de negócio!

O setor alimentício é um dos mais otimistas do mercado, visto que o segmento é responsável por grande parte do PIB, tornando-o muito importante para a economia brasileira. 

No entanto, do ponto de vista empreendedor, somente a paixão pela comida e gastronomia, não são suficientes, pois é preciso entender os contextos e as complexidades desse nicho, tanto no âmbito mercadológico, como nos pontos de criação e gestão dos restaurantes. 

Por isso, quando um empreendedor decide abrir um restaurante, ele deve pensar qual será o melhor tipo de regime tributário  para o segmento em questão!

Vamos entender melhor esse assunto tão importante para você e seus negócios?

Tributação para restaurantes

Esse, com toda certeza, é um dos pontos de maior impacto. Por esse motivo, torna-se imprescindível realizar um planejamento tributário para restaurantes, considerando assim, o melhor regime para a empresa.

 Nessa categoria existem tributos especiais que agem em substituição tributária. São eles:

  • ICMS.
  • PIS.
  • COFINS monofásico. 

É por isso, que ter um contador especializado é vital, visto que, no momento de definir o enquadramento tributário, será importante analisar qual  melhor tipo de tributação que vai onerar menos sua empresa.

Nem sempre o Simples Nacional será o melhor. Portanto, é necessário observar bem as questões relacionadas às alíquotas de cada Estado, principalmente para os empreendedores que possuem o sucesso como meta.

Levando em consideração que a  legislação sofre constantes mudanças, é de extrema importância que você tenha o auxílio de profissionais experientes.

Conheça os regimes tributários para restaurantes

Simples Nacional para restaurantes:

  • Tem possibilidade de redução de imposto com base de cálculo do ICMS através do PIS COFINS monofásico. 
  • Para Regime Especial (facilitação ao contribuinte para o cumprimento das obrigações fiscais), na maioria dos Estados, não há aplicação ou incidência em relação ao Simples Nacional, e isso é justificável devido ao enquadramento, já é considerado como um regime mais simplificado se  comparado aos demais. 
  • Através do ICMS-ST  Produtos Vendidos sem Alteração, há a possibilidade de redução com base de cálculo sobre o ICMS. 
  • Alguns Estados possuem ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, se seu Estado o possuir, não há como obter crédito de imposto. 

Lucro presumido ou real para restaurantes

Em relação às alíquotas, tudo vai depender, pois o presumido tem alíquotas determinadas com base numa previsão de faturamento, ou seja, mesmo que seu faturamento seja menor nos demais meses do ano, a aplicação se dá diante a previsão de faturamento, o que pode ou não ser bom para seus negócios.

O Lucro Real envolve aplicação de alíquotas com base no faturamento total das receitas.

Então, de forma sucinta, existem muitas variáveis e somente por meio de uma análise profunda dos seus negócios será  possível escolher o melhor enquadramento tributário para sua empresa!

Abra Sua Empresa Agora Min (2) - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

No entanto, veja como ficam as possibilidades a partir desses regimes!

  • Há a possibilidade de redução da base de cálculo através do ICMS-ST Produtos Vendidos sem Alteração.
  • O Regime Especial pode ser adotado.
  • Há a possibilidade de redução com o PIS COFINS monofásico, na base de cálculo do ICMS. 
  • Se o Estado possuir o ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, é possível obter crédito – caso o Regime Especial permita. 

Portanto, que tal conversarmos agora mesmo sobre o seu restaurante? Podemos lhe  ajudar na escolha do regime tributário mais adequado para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Conheça quais equipamentos não podem faltar num bom restaurante, e…