Tributação para restaurante – O que é melhor? Simples Nacional x Lucro Presumido x Lucro Real

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Entenda como funcionam as modalidades de tributação e aprenda a definir qual se encaixa melhor à sua modalidade de negócio!

O setor alimentício é um dos mais otimistas do mercado, visto que o segmento é responsável por grande parte do PIB, tornando-o muito importante para a economia brasileira. 

No entanto, do ponto de vista empreendedor, somente a paixão pela comida e gastronomia, não são suficientes, pois é preciso entender os contextos e as complexidades desse nicho, tanto no âmbito mercadológico, como nos pontos de criação e gestão dos restaurantes. 

Por isso, quando um empreendedor decide abrir um restaurante, ele deve pensar qual será o melhor tipo de regime tributário  para o segmento em questão!

Vamos entender melhor esse assunto tão importante para você e seus negócios?

1582741701 Quer Que O Seu Restaurante Aumente O Faturamento De Maneira Crescente E Previsivel Gif - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Tributação para restaurantes

Esse, com toda certeza, é um dos pontos de maior impacto. Por esse motivo, torna-se imprescindível realizar um planejamento tributário para restaurantes, considerando assim, o melhor regime para a empresa.

 Nessa categoria existem tributos especiais que agem em substituição tributária. São eles:

  • ICMS.
  • PIS.
  • COFINS monofásico. 

É por isso, que ter um contador especializado é vital, visto que, no momento de definir o enquadramento tributário, será importante analisar qual  melhor tipo de tributação que vai onerar menos sua empresa.

Nem sempre o Simples Nacional será o melhor. Portanto, é necessário observar bem as questões relacionadas às alíquotas de cada Estado, principalmente para os empreendedores que possuem o sucesso como meta.

Levando em consideração que a  legislação sofre constantes mudanças, é de extrema importância que você tenha o auxílio de profissionais experientes.

Conheça os regimes tributários para restaurantes

Simples Nacional para restaurantes:

  • Tem possibilidade de redução de imposto com base de cálculo do ICMS através do PIS COFINS monofásico. 
  • Para Regime Especial (facilitação ao contribuinte para o cumprimento das obrigações fiscais), na maioria dos Estados, não há aplicação ou incidência em relação ao Simples Nacional, e isso é justificável devido ao enquadramento, já é considerado como um regime mais simplificado se  comparado aos demais. 
  • Através do ICMS-ST  Produtos Vendidos sem Alteração, há a possibilidade de redução com base de cálculo sobre o ICMS. 
  • Alguns Estados possuem ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, se seu Estado o possuir, não há como obter crédito de imposto. 

Lucro presumido ou real para restaurantes

Em relação às alíquotas, tudo vai depender, pois o presumido tem alíquotas determinadas com base numa previsão de faturamento, ou seja, mesmo que seu faturamento seja menor nos demais meses do ano, a aplicação se dá diante a previsão de faturamento, o que pode ou não ser bom para seus negócios.

O Lucro Real envolve aplicação de alíquotas com base no faturamento total das receitas.

Então, de forma sucinta, existem muitas variáveis e somente por meio de uma análise profunda dos seus negócios será  possível escolher o melhor enquadramento tributário para sua empresa!

No entanto, veja como ficam as possibilidades a partir desses regimes!

  • Há a possibilidade de redução da base de cálculo através do ICMS-ST Produtos Vendidos sem Alteração.
  • O Regime Especial pode ser adotado.
  • Há a possibilidade de redução com o PIS COFINS monofásico, na base de cálculo do ICMS. 
  • Se o Estado possuir o ICMS-ST Produtos Vendidos com Transformação, é possível obter crédito – caso o Regime Especial permita. 

Portanto, que tal conversarmos agora mesmo sobre o seu restaurante? Podemos lhe  ajudar na escolha do regime tributário mais adequado para sua empresa!

QUERO UMA GESTÃO EFICIENTE EM MEU RESTAURANTE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Decisiva Assessoria e Consultoria Contábil.

Somos uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais, trabalhistas e societários, que tem como objetivo atender às demandas de empresas que desejam ter as melhores soluções para o seu desenvolvimento.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat que fica localizada no canto inferior direito de sua tela.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Conheça quais equipamentos não podem faltar num bom restaurante, e…