Como abrir um restaurante: não é fácil, só será possível conseguí-lo se você tiver a ajuda certa para começar com o pé direito!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Se você quer saber como abrir um restaurante, sem dúvidas, está no lugar certo! Aqui você vai encontrar tudo o que nunca te contaram sobre ter o seu próprio negócio!

Um comércio com poucas chances de fracasso é o alimentício. 

Todos precisam se alimentar e, em algum momento, vão buscar por algum lugar que tenha uma comida gostosa, bom atendimento e preço justo. Pode ser no café da manhã, durante o horário de almoço da empresa, um jantar ou mesmo um lanche rápido, mas nunca vão deixar de comer!

E, se você chegou até aqui, provavelmente, está pensando em abrir um estabelecimento, correto? Sendo assim, é possível presumir que, ao chegar nessa possibilidade surgiram dúvidas sobre como abrir um restaurante.

Mas…

Não pense que é só alugar ou comprar um espaço e servir a comida. O processo vai muito além disso, ele é detalhado e exige diversos alinhamentos que, se não forem feitos da maneira correta, podem transformar a sua empresa em mera lembrança para você e estatística para o governo!

Quer saber os detalhes? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas.
1582741701 Quer Que O Seu Restaurante Aumente O Faturamento De Maneira Crescente E Previsivel Gif - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Como abrir um restaurante do zero?

Antes de mais nada, saiba que você precisa lidar com papéis e mais papéis, o processo é burocrático e longo, podendo variar de acordo com cada cidade.

Portanto, de início, é bom se atentar aos seguintes documentos:

CNPJ

Todos nós temos um CPF (Cadastro de Pessoa Física), certo? Então, saiba que todo negócio tem um número equivalente, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com ele, você vai existir perante o Governo e, assim, terá de pagar taxas e impostos.

Abertura De Emppresa - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória ContábilPowered by Rock Convert

Alvará de funcionamento

Em seguida, você precisa de uma permissão para que possa exercer suas atividades sem problemas. O alvará de funcionamento é liberado por órgãos municipais da sua cidade, geralmente, a Prefeitura.

Este documento é extremamente importante para que seu restaurante funcione da maneira correta e, é claro, para que seja possível mantê-lo distante de multas que podem, até mesmo, ocasionar o fechamento do estabelecimento.

Licença Ambiental

Quando definir o local de seu restaurante, a Licença Ambiental vai se certificar que o seu empreendimento pode operar naquela área. Especialmente pensando na questão de poluição ou degradação do ambiente em questão.

Licença Sanitária

A licença sanitária é de suma importância para o correto funcionamento do seu restaurante, visto que a Anvisa tem por objetivo principal manter as boas práticas de limpeza, garantindo, assim, que tudo estará em ordem, além de, é claro, certificar a higiene no local. 

Não tem como abrir um restaurante sem se atentar a esses detalhes

E se você achou que a documentação parava por aqui, saiba que tem muito mais! Seu comércio não poderá funcionar se não estiver de acordo com algumas regras.

Por exemplo, sabia que aquela música ambiente que você escuta bem ao fundo precisa ser regularizada? O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) arrecada impostos ligados aos direitos autorais de artistas. Mensalmente, um valor deve ser pago ao órgão.

Outro ponto importante, e que aqui é crucial, é o manuseio dos alimentos. O modo como eles chegarão ao seu restaurante, como eles serão manipulados e armazenados contarão muito em possíveis inspeções de órgãos públicos.

Pense também que a segurança dos seus clientes é algo fundamental. O Corpo de Bombeiros exige que sejam pensadas saídas em casos de incêndios ou outras possíveis causalidades, para, assim, fornecer o tão o conhecido AVCB.

Sendo assim, lembre-se de que, caso precise de apoio em relação à como abrir um restaurante, você pode contar conosco sempre que precisar! Nós, estaremos sempre prontos para prestar os melhores serviços possíveis e fazer do seu sonho um verdadeiro negócio de sucesso.

QUERO ABRIR MEU RESTAURANTE!

Summary
Como abrir um restaurante e quais são os documentos necessários?
Article Name
Como abrir um restaurante e quais são os documentos necessários?
Description
Se você quer saber como abrir um restaurante, sem dúvidas, está no lugar certo! Aqui você vai encontrar tudo o que nunca te contaram sobre ter o seu próprio negócio!
Author
Publisher Name
Decisiva
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Saiba mais sobre as estratégias infalíveis que vão aumentar as…