Saiba como contabilizar a receita da sua empresa de prestação de serviços

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Manter uma gestão clara e assertiva pode, muitas vezes, ser extremamente trabalhoso, ainda mais se pensarmos na quantidade de questões às quais um gestor tem a necessidade de se atentar. São diversos pontos que merecem e precisam de atenção integral, como a gestão financeira, definição de estratégias para manter o crescimento do negócio, e a contabilidade da receita empresarial.     

Receita é todo o valor recebido pela organização. No caso de empresas que fazem a prestação de serviços, é o valor que os clientes pagam para ter acesso ao serviço oferecido. Você sabe como contabilizar a receita de prestação de serviços? 

Continue lendo para descobrir! 

Entenda a relevância de contabilizar a receita de prestação de serviços

Antes de entender como contabilizar a receita da sua empresa, descubra qual é a importância de fazer isso. 

Cálculo de impostos

O primeiro ponto é que em alguns regimes tributários, é preciso calcular tributos com base no faturamento da empresa. Sendo assim, é necessário contabilizar a receita de prestação de serviços para descobrir o valor que precisa ser pago ao governo. Organizações que estão enquadradas no Simples Nacional, por exemplo, precisam do faturamento para calcular todos os seus impostos. 

Veja outros exemplos:

  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ISS (Imposto sobre Serviço).

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Projeção de receitas

Na maioria das vezes, quando o cliente fecha um contrato, ele não paga o valor total do contrato. É comum que ele dê uma entrada – geralmente de 50% do valor – e termine de pagar na conclusão do serviço. 

Para ter um planejamento financeiro eficiente, a empresa precisa saber qual é a previsão de receitas que espera receber em um determinado período. O controle também é útil para saber quais clientes estão inadimplentes e tomar medidas para que os contratos sejam devidamente cumpridos. 

Análise da situação financeira

Ter um registro das receitas e despesas da empresa é fundamental para compreender qual é a situação financeira. A informação é necessária para compreender onde é possível melhorar, quais investimentos podem ser feitos. Além disso, os dados podem ser comparados com outros períodos e utilizados para a criação de novas metas de crescimento. 

Fazer planos sem saber o exatamente o faturamento empresarial é algo muito arriscado. Portanto, antes de tomar decisões importantes, como ampliar a empresa ou mesmo mudar o valor determinado serviço, é fundamental analisar as finanças primeiro. 

Veja como contabilizar a receita da sua empresa de prestação de serviços

Os lançamentos contábeis da empresa se apoiam principalmente nas notas fiscais de serviço que foram emitidas. Existem softwares específicos que auxiliam o contador nesse processo e tornam o cálculo mais preciso, além de gerar relatórios de forma rápida e prática. 

O profissional saberá como registrar os adiantamentos pelos serviços – quando houver – e lançar serviços que a serem pagos a prazo ou à vista, relacionar os valores com a quantia em caixa. Além de fazer o cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Entendeu como contabilizar a receita da sua empresa de prestação de serviços? Como você deve ter notado, os lançamentos devem ser realizados por um profissional especializado para garantir a segurança dos dados. 

Fazer a contabilidade corretamente não serve apenas para não ter problemas com o fisco, mas também traz inúmeros benefícios estratégicos para a organização. 

Quer ajuda para contabilizar a receita de prestação de serviços? Conte conosco, somos especialistas no assunto! 

Summary
Como contabilizar a receita da sua empresa de prestação de serviços?
Article Name
Como contabilizar a receita da sua empresa de prestação de serviços?
Description
Manter uma gestão clara e assertiva pode, muitas vezes, ser extremamente trabalhoso, ainda mais se pensarmos na quantidade de questões às quais um gestor tem a necessidade de se atentar. São diversos pontos que merecem e precisam de atenção integral, como a gestão financeira, definição de estratégias para manter o crescimento do negócio, e a contabilidade da receita empresarial.     
Author
Publisher Name
Decisiva
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Muitas pessoas, em época de crise, optam por abrir seus…