Aprenda como montar um restaurante em 3 passos simples

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você tem o sonho de montar um restaurante? Faz ideia de como começar a empreender nessa área?

O setor de alimentos tem sido uma boa ideia de negócio devido ao seu forte crescimento nos últimos anos e seu faturamento é constante durante todo o ano.

Afinal, muitas pessoas hoje em dia têm preferido fazer suas refeições em restaurantes, seja por trabalhar longe de casa, por opção mesmo, ou qualquer outro motivo, não é mesmo?

Assim, é fato que comida de qualidade, preço justo e um ambiente agradável são fatores que contribuem para um restaurante bem-sucedido, mas isso não é o suficiente!

Para seu restaurante ter sucesso é preciso observar certos pontos-chaves que servem de base para abrir um restaurante lucrativo, e é imprescindível também ter um bom profissional de contabilidade que vai te ajudar muito nesse processo.

Continue nessa leitura e aprenda como montar um restaurante em 3 passos simples, confira!

1 – Definindo o tipo de restaurante

Como montar um restaurante sem saber em qual negócio investir? Não tem como!

Principalmente porque muitas decisões importantes vão partir dessa definição; como o plano de negócio para restaurante que, inclusive, é uma forma de você reduzir riscos e fazer escolhas mais assertivas, por conter diversos detalhes, como o local, público alvo, viabilidade, plano financeiro, e outros.

Dessa forma, é importante você pesquisar se quer atuar com:

  • Restaurante self-service.
  • Restaurante delivery.
  • Restaurante à la carte.
  • Fast food.
  • Restaurante de comidas típicas, dentre outros.

Ou seja, existe uma infinidade de oportunidades em se empreender com restaurante.

Contudo, antes de você começar a atuar, é importante que faça tudo corretamente, para que seu restaurante tenha mais chances de sucesso.

Por isso, tudo parte do princípio do planejamento e de contar com uma boa assessoria contábil para abertura de restaurantes.

2 – Escolha do tipo de regime tributário para restaurante

Entre os principais regimes tributários para restaurante estão:

  • Simples Nacional: a arrecadação é compartilhada para todos os tributos (IRPJ, COFINS, CSLL, PIS/PASEP, ICMS, IPI, ISS) aplicáveis pelo DAS e é preciso ter um faturamento de até R$ 4,8 milhões.
  • Lucro Presumido: são levados em conta os impostos federais (CSLL e IRPJ).
  • E Lucro Real: o valor a ser deduzido é calculado sobre o lucro líquido do restaurante, durante todo o exercício fiscal, e o estabelecimento deve faturar até R$ 78 milhões anual.

Sendo assim, para a melhor escolha do regime tributário para seu restaurante vai depender de vários outros fatores como tipo de empresa, porte, quantidade de funcionários, etc.

Logo, é preciso que esteja sempre atento a seguir as conformidades e exigências legais para se abrir um restaurante.

Lembrando que, apenas com uma contabilidade direcionada é que você não terá como errar, pois poderá, pagar menos impostos, reduzir custos e ter mais lucro com um bom planejamento tributário para restaurante.

É muito bom; concorda?

3 – Apresentação dos documentos necessários e taxas

Sim, atuar no segmento de restaurante implica em pagar algumas taxas e obter determinadas licenças e autorizações para que possa funcionar.

E para cada porte e tipo de regime tributário para restaurante, um valor específico deve ser pago, mas existem casos em que certas taxas podem ser isentas no primeiro ano de autuação do seu negócio.

Isso significa que tudo vai depender mesmo da sua contabilidade e da análise que ela realizará em seu negócio, contribuindo a se posicionar neste segmento e ter mais clientes, consequentemente gerando mais vendas e obtendo mais lucro.

Abra Sua Empresa Agora Min (2) - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

É isso que você deseja, certo?

Portanto, com esses 3 passos simples de como montar um restaurante você já tem um norte para abrir o seu empreendimento, mas é preciso se planejar e começar com uma boa e competente contabilidade que realmente possa te ajudar a começar do jeito certo.

Sendo assim, venha conversar conosco! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Entenda como funcionam as modalidades de tributação e aprenda a…