Gestão de restaurante: ferramentas para impulsionar seu negócio

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Gestão de restaurante: conheça algumas ferramentas gerenciais para alavancar seu negócio

Esteja à frente da concorrência, usando as ferramentas certas para agir de forma estratégica. Conheça abaixo 5 delas e facilite a tomada de decisão com sabedoria.

Neste artigo você vai conhecer cinco ferramentas importantes para quem deseja ter sucesso na gestão de restaurante

O uso das ferramentas  de gestão, tem como objetivo facilitar a coleta de informações, sobre o ambiente em que a empresa está inserida. 

E acima de tudo facilitar o processo de tomada de decisão.

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Para gestão de restaurante é fundamental que os administradores conheçam as principais ferramentas administrativas.

Além de ser alternativa estratégica, para a manutenção da competitividade organizacional, é uma alternativa para melhorar a rentabilidade.

Desta forma, o sucesso competitivo da empresa está totalmente relacionado à valorização que os gestores dão à informação e ao conhecimento adquiridos. 

Pois as informações auxiliam no processo decisório, pois quando bem estruturadas é extremamente importante para a empresa, para definição de seus objetivos.

Continue lendo nosso artigo para conhecer algumas ferramentas administrativas para alavancar seu comércio. 

Ferramentas gerenciais

A gestão de restaurante pode ser otimizada com a utilização das ferramentas gerenciais.

Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas estão criando alternativas para  reestruturar o processo de gestão, visando adequá-los a um novo contexto. 

As ferramentas da qualidade possibilitam análises de fatos e tomadas de decisões em relação aos processos desenvolvidos pela empresa. 

Desta forma o diagnóstico busca levantar e definir problemas dentro das instituições. E as principais ferramentas utilizadas são:

  • Análise de Processos;
  • Análise SWOT
  • Diagrama de Pareto
  • Indicadores 
  • Metodologia CANVAS
  • 5 Porquês

Por isso, conhecer essas ferramentas se torna um diferencial competitivo.

Análise de Processos

A análise de processos é o ato de revisar e compreender como as atividades são realizadas dentro da instituição. 

Ou seja, é a revisão de todas as etapas do processo, como: entradas e saídas,metodologia, controles, responsáveis pelas atividades, aplicações, dados, tecnologias e resultados.

Na gestão de restaurante, a análise de processo auxilia na redução de desperdícios e na divisão das atividades executadas. 

Análise S.W.O.T

 A Análise S.W.O.T. abreviatura das palavras em inglês, na qual traduzidas são: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Essa ferramenta é utilizada para fazer a análise do ambiente interno e externo da empresa, com a finalidade de formular estratégias competitivas. 

Por meio desta análise é possível identificar as Forças e Fraquezas, aumentando as Oportunidades e diminuir as Ameaças.

A sua aplicação divide a empresa em ambiente interno que são as Forças e Fraquezas, e ambiente externo, Oportunidades e Ameaças. 

As forças e fraquezas são analisadas pela observação da situação atual da instituição e suas características estruturais, recursos humanos, cultura, entre outros. 

Já as oportunidades e ameaças são observações realizadas no ambiente externo da empresa.

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é um gráfico que ordena, de forma decrescente, a ocorrência em que um problema acontece.

Esta ferramenta é de extrema importância para o sucesso da gestão de restaurante. Pois, seu objetivo  é priorizar a ação que trará o melhor resultado.

Por meio do diagrama, é possível identificar como pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas para a empresa.

Contudo, a aplicação do diagrama visa o aumento da fidelização dos clientes, a redução de estoques, a redução das reclamações, aumento das vendas, dentre outros. 

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são métricas que permitem avaliar a performance de uma organização, uma vez que é uma importante ferramenta estratégia para monitoramento e controle do desempenho. 

Além de mostrar a posição da empresa interna e externamente, influencia o comportamento e ações dos seus empregados.

Os indicadores têm como finalidades: 

  • Monitoramento,
  • Foco de atenção;
  • Tomada de decisão estratégica;
  • Legitimidade.

Contudo, percebe-se que o indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma realidade.

E sua principal vantagem é a síntese das informações, retendo apenas dados importantes e essenciais dos aspectos analisados.

Metodologia CANVAS

A metodologia Canvas é um modelo de gestão que visa transformar uma ideia em um produto rentável. 

Por meio desta metodologia as empresas conseguem identificar as possíveis variáveis de sucesso e de fracasso existentes no mercado, facilitando o processo de tomada de decisão.

Ou seja, uma melhor compreensão do negócio a ser desenvolvido ou iniciado. 

Por meio da metodologia CANVAS será possível elaborar o modelo de negócio através da análise componentes:

Principais parceiros, Atividades principais, Recursos principais, proposta de valor, Relação com os clientes, Canais, Segmentos dos Clientes, Estrutura de custos e Fontes de Receitas.

Assim, facilitará na tomada de decisão importantes durante a gestão de restaurante.

5 Porquês

Os 5 Porquês é uma ferramenta fácil, e eficaz para descobrir a raiz de um problema, é uma técnica de resolução de problemas simples. 

A técnica consiste em repetir o porquê cinco vezes. Isso te ajuda a descobrir a raiz dos problemas e corrigi-lo.

Os 5 porquês se baseiam na filosofia Kaizen. Um método utilizado para encontrar as causas de um problema e as soluções necessárias para resolvê-los.

Conclusão

As ferramentas administrativas, conforme citado acima, são metodologias que vão auxiliar na 

gestão de restaurantes

Principalmente na hora de tomar decisões estratégicas, a fim de obter vantagem competitiva diante da concorrência.

Essas ferramentas apresentadas podem ser usadas separadamente ou em conjunto, sempre levando em conta a necessidade do gestor e os objetivos da empresa.

O que não podemos nos esquecer é da importância das informações para o sucesso da organização.

Conhecer tanto o ambiente interno quanto externo da empresa é um diferencial na hora de criar estratégias competitivas e até mesmo lançar um novo produto.

Então, gestor de restaurante, não deixe de colocar em prática essas ferramentas para alavancar seu negócio.

Ferramentas para impulsionar seu negócio

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