Tributação De Bares E Restaurantes: Entenda Como É Feita A Tributação De Bares E Restaurantes E Como Essa Obrigação Incide Sobre O Seu Negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Tributação De Bares E Restaurantes É Uma Obrigação Que Recai Sobre Todos Os Negócios, Mas É Preciso Entendê-la Para Não Pagar Impostos Em Excesso!

Você quer atingir o máximo de sucesso com o seu negócio, não é mesmo? No entanto, para que isso seja possível, é necessário, sem dúvidas, conhecer a tributação que incide sobre bares e restaurantes.

Por isso, resolvemos, hoje, escrever este artigo para que você entenda, de uma vez por todas, não apenas como funcionam os regimes tributários que podem ser escolhidos para determinar as alíquotas de impostos que você deverá pagar sobre a atuação do seu estabelecimento, mas, também, para que consiga compreender quais são os impostos a serem pagos e se há a possibilidade de diminuir a carga tributária que recai sobre suas atividades.

Então, continue com a gente até o final deste artigo, e descubra tudo o que sempre procurou para diminuir custos e aumentar o número de possibilidades que o seu bar ou restaurante tem de crescer!

Boa leitura!   

1582741701 Quer Que O Seu Restaurante Aumente O Faturamento De Maneira Crescente E Previsivel Gif - Contabilidade em São Paulo | Decisiva Assessoria e Consultória Contábil

Tributação De Bares E Restaurantes: Como Funciona?

A tributação de bares e restaurantes, assim como a dos demais empreendimentos brasileiros, é regida, basicamente, pelos regimes tributários utilizados pela União. 

Sendo assim, tudo o que diz respeito aos impostos tem ligação direta com um dos três regimes de tributação utilizados para controlar a carga tributária nacional. São eles: 

  • Simples Nacional

O Simples Nacional, assim como o próprio nome indica, é um sistema de tributação simplificado que reúne todos os impostos que devem ser pagos por uma empresa em uma única guia, chamada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). 

Contudo, é necessário estar atento ao limite de receita bruta anual para enquadramento neste regime, que é de R$4.8 milhões.

Sendo assim, quando o assunto é tributação de bares e restaurantes, é preciso estar atento ao fato de que essa opção é voltada às pequenas e microempresas. 

  • Lucro Real

O Lucro Real é um regime tributário que, assim como os demais, caso seja identificado como sendo o melhor para o estabelecimento, poderá compor a tributação de bares e restaurantes.

Dessa forma, pode-se dizer que este é o regime de apuração mais complexo dentre todos os outros utilizados no Brasil, uma vez que se baseia no lucro contábil que a empresa teve durante o ano. 

Visto isso, é preciso estar atento, também, ao fato de que, no Lucro Real, não existe um limite máximo de faturamento ao qual o empreendimento precisará se ater.

  • Lucro Presumido 

O Lucro Presumido é uma forma de tributação de bares e restaurantes que, de certa forma, também é considerado simplificado. 

Sendo assim, a Receita Federal do Brasil consegue determinar a base de cálculo dos tributos de acordo com uma estimativa de lucros que o seu estabelecimento terá. 

Para além disso, diferentemente do Lucro Real, é preciso estar atento ao fato de que o Lucro Presumido tem limite de receita bruta anual de até R$78 milhões.

Quais São Os Impostos Que Bares E Restaurantes Precisam Pagar?

  • INSS e FGTS dos colaboradores;
  • Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
  • PIS/COFINS;
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ;
  • Taxas regionais: podemos citar como uma das taxas regionais o IPTU, por exemplo. Contudo, é necessário ter atenção ao fato de que as taxas variam de acordo com o município no qual o seu bar ou restaurante está estabelecido.

É Possível Diminuir A Carga Tributária?

Fazer uma escolha errada é, por vezes, normal para a grande maioria das pessoas. Contudo, não se pode continuar insistindo no erro, não é mesmo? 

Visto isso, para que você consiga diminuir a sua carga tributária, precisará do apoio de um contador especialista, uma vez que este saberá indicar os melhores caminhos através do planejamento tributário, um estudo aprofundado da sua empresa que viabiliza a troca de regime.

Então, se quer economizar com tributos e ter muito mais dinheiro em caixa para investir em melhorias no seu negócio, entre em contato conosco! 

Será um enorme prazer poder ajudá-lo a fazer o seu negócio crescer sem nenhum tipo de dificuldade. 

Estamos esperando por você! 

QUERO OBTER SUCESSO EM MEU RESTAURANTE!

Summary
Tributação De Bares E Restaurantes: Quais São Os Impostos?
Article Name
Tributação De Bares E Restaurantes: Quais São Os Impostos?
Description
A Tributação De Bares E Restaurantes É Uma Obrigação Que Recai Sobre Todos Os Negócios, Mas É Preciso Entendê-la Para Não Pagar Impostos Em Excesso!
Author
Publisher Name
Decisiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se e receba

A DECISIVA ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL
ajuda a subir os outros degraus da escada para o sucesso! Inscreva-se na nossa newsletter e receba o conteúdo exclusivo que separamos para você!
Recomendado só para você!
Listamos perguntas e respostas para que você entenda melhor o…